29 de outubro de 2017
Atletas juazeirenses se classificam para fase nacional dos Jogos Escolares

Dois alunos juazeirenses estão classificados para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude na modalidade individual do Tênis de Mesa. A conquista se deu em torneio estadual da modalidade, realizado no último dia 25 de outubro, pela Secretaria de Esportes do Ceará, em parceria com a academia de tênis de mesa “Calangos Cariri”, na cidade de Juazeiro do Norte. Participaram atletas classificados nas fases microrregionais dos Jogos Escolares do Ceará, disputados por estudantes de todas as 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDEs).

O aluno Francisco Rafael Carvalho dos Santos, do 9º ano, da Escola de Ensino Fundamental Dr. Edward Teixeira, e a aluna Maria Isadora Rodrigues Rocha, do 2º ano, da EEMTI Maria Amélia Bezerra, foram selecionados na Fase Municipal, realizada em Juazeiro do Norte, no período de 04 a 07 de Maio, que contou coma participação de representantes de 29 escolas das redes municipal, estadual e particular do Município.

De acordo com a Técnica responsável pela Educação Física da Seduc, Joeuda Melo, a Secretaria de Educação vem apoiando os atletas do Município em todas as fases dos Jogos Escolares do Ceará. “Para os dois representantes do Tênis de Mesa, a Seduc deu suporte logístico para suas inscrições em todas as fases, inclusive a Nacional já foi realizada”, ressalta Joeuda Melo. Ela afirma que foi oferecido suporte para organização de diversos documentos, como as autorizações dos pais, comprovantes de matrículas, entre outros, e a viabilização de parecer médico de que os alunos se encontram em boas condições de saúde e aptos à prática de atividades esportivas.

O diretor da Academia Cariri Calangos, Jonathan Souza, explica que a entidade foi convidada pela Secretaria de Esportes do Ceará para a realização da fase Estadual dos Jogos Escolares do Ceará, na modalidade Tênis de Mesa, devido a sua organização e representatividade dentro do segmento em todo o interior cearense. Atualmente, a academia conta com 90 alunos (masculino e feminino) com idades que variam entre 06 e 78 anos.

Os Jogos Escolares da Juventude - Etapa Nacional serão realizados entre os 16 a 25 de novembro deste ano, em Brasília-DF. Os atletas contarão com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e os gastos relativos às viagens serão custeados pela Sesporte Ceará.

Destaque no Tênis de Mesa

O aluno Rafael Carvalho, 15 anos, desde cedo vem se destacando nas competições de Tênis de Mesa. Já foi campeão cearense infantil e, por duas vezes, campeão cearense mirim. Também é atleta da Academia Cariri Calango. Ele atribui o seu desempenho ao apoio da família e do seu técnico. “Esse resultado é muito gratificante. Em Brasília, vou honrar o Juazeiro do Norte e a minha escola”, comenta Rafael.