29 de outubro de 2017
Imprensa
Observatório da Despesa Pública é implantado em Juazeiro do Norte

A Ouvidoria e Controladoria de Juazeiro do Norte está em fase de implantação do Observatório da Despesa Pública (ODP). A implementação desta ferramenta conta com a parceria da Controladoria Geral da União (CGU) e Controladoria Geral do Estado (CGE) para seu fortalecimento e eficiência.

O objetivo do ODP, neste Município, é prevenir o controle de despesas públicas, em busca da maximização da eficácia, da economicidade e da efetividade na aplicação dos recursos públicos, identificar situações críticas para encaminhamento preventivo de soluções, construir cenários que subsidiem estrategicamente as atividades cotidianas, fornecer informação útil para identificação de focos pontuais para o processo de controle e potencializar a velocidade e a precisão nas tomadas de decisões estratégicas, ou seja, dar subsídio, segurança, transparência e celeridade aos processos.

As análises conduzidas também serão direcionadas à identificação de situações que possam constituir irregularidades, de modo a prevenir suas ocorrências. Desta forma, o observatório funciona como mais uma maneira de garantir a correta aplicação do dinheiro do contribuinte.

Para a Ouvidora e Controladora do Município, Maria Eliza Fernandes Lavor, a implantação do Observatório contribuirá para o aprimoramento do controle interno e funcionará como ferramenta de apoio à gestão pública. Os resultados gerados pelas unidades executoras servirão de matéria-prima para realização do planejamento das auditorias e fiscalizações conduzidas pela CGM.

Fotos: Helio Filho

Galeria de fotos


Tópicos: