31 de outubro de 2017
Seduc realiza cadastramento de professores leigos para curso de licenciatura

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte deu início ao cadastro de currículos de professores leigos que atuam na rede municipal de ensino. O objetivo é proporcionar a esses profissionais que possuem apenas o ensino médio a oportunidade de realizarem a sua primeira graduação na área de pedagogia. Para os professores já graduados fora da sua área de atuação, será dada a oportunidade de uma segunda licenciatura, além se especializarem na área de ensino.

Essa ação faz parte do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação.

A Gerente de Programas e Projetos da Seduc, Silvia Marinho, explica que além das graduações em licenciatura, a Capes deverá ofertar também cursos de especialização em Alfabetização, Educação Infantil, Matemática e Língua Portuguesa para os professores já formados que atuam nos anos iniciais, Matemática e Língua Portuguesa para os que atuam nos anos finais.

Poderão se cadastrar todos os professores que foram registrados no censo escolar de 2016 até o dia 1º de dezembro deste ano.

Após esse prazo, a Seduc fará um levantamento da demanda de interessados. A oferta das vagas, bem como a seleção das Instituições de Ensino Superior que darão os cursos, ficará sob responsabilidade da Capes. As aulas serão presenciais e devem ter início no segundo semestre de 2018.

Professores leigos

São os profissionais que costumam atuar principalmente na Educação Infantil e exercem o magistério sem possuir a habilitação mínima exigida, ou seja, sem ter terminado o curso superior necessário que lhe permita obter o título correspondente ao nível de ensino em que leciona.