1 de novembro de 2017
Agentes de Romaria da Seduc fazem campanha educativa junto aos romeiros

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) disponibilizou uma equipe de técnicos para atuarem como agentes de romaria nessa Romaria de Finados. Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, uma equipe de 10 pessoas esteve localizada nas imediações da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, com objetivo de levar orientações educativas para os romeiros que estão na cidade.

Este trabalho faz parte de uma ação integrada entre as Secretarias Municipais do Eixo Social e atuou em parceria com a Igreja Católica e instituições como Sesc e Senac.

O trabalho dos agentes de romaria consiste na acolhida dos visitantes, distribuição e preenchimento do Manual de Romeiros. Além disso, leva aos romeiros informações sobre prédios e lugares históricos da cidade.

A coordenadora da equipe de agentes de romaria da Seduc, a professora Francisca Silva Sampaio (Francisquinha), explica que a equipe atua também junto à Sala de Informações ao Romeiro, localizada na Basílica, no cadastramento dos líderes das caravanas e também de forma itinerante nas imediações da Matriz, ranchos, pousadas e hotéis.

“Nesse trabalho de acolhida que estamos fazendo assumimos a campanha por uma cidade limpa e nossos agentes têm trabalhado muito esse lado, pensando em toda questão ecológica e social que estamos vivendo”, comenta Francisquinha.

Fotos: Helio Filho