1 de novembro de 2017
Imprensa
Programa Saúde na Escola realiza avaliação e planejamento das próximas ações

Integrantes do Grupo de Trabalho Intersetorial – GTI do Programa Saúde na Escola – PSE reuniram-se na tarde da última terça-feira, 31, para apresentar o relatório das atividades realizadas até o momento e planejar as próximas ações, que encerram o ciclo de 2017 e têm continuidade no ciclo de 2018.

O PSE faz parte de uma política intersetorial, promovida pelo Ministério da Saúde e da Educação, que tem como estratégia promover a articulação entre as escolas da rede pública e a rede básica de saúde, visando garantir, através de ações específicas, o desenvolvimento satisfatório dos estudantes.

Em Juazeiro do Norte, 44 escolas municipais estão pactuadas no PSE, que recomenda o desenvolvimento de 12 ações essenciais, e outras de interesse do Município, a serem realizadas pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, em parceria com docentes e núcleo gestor.

Algumas das principais ações do PSE são voltadas para os seguintes temas: combate ao Aedes aegypti; verificação e atualização da situação vacinal; promoção de atividades físicas; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; prevenção ao uso de álcool e drogas; promoção da cultura da paz; prevenção de DST; promoção da saúde ocular, auditiva e bucal.

A cada mês, os profissionais do ESF e NASF visitam uma escola para trabalhar algum desses temas com os alunos. No planejamento, o GTI do PSE deve apontar qual conjunto de ações será realizado em cada escola, considerando a faixa etária dos educandos e outros indicadores, como por exemplo: evasão escolar, motivos de baixa frequência e doenças prevalentes.

Capacitação

Nos dias 28 e 30 de novembro, o PSE promoverá uma capacitação sobre saúde auditiva para médicos e enfermeiros da Atenção Básica e profissionais do NASF, com o intuito de aprimorar o fluxo das ações referentes à promoção da saúde auditiva.


Tópicos: