5 de novembro de 2017
Seagri debate Projeto Saúde na Mesa com professores da rede municipal de ensino

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) realizou reunião, na última sexta-feira, 27, com os docentes da Escola E.F. Dr. Edvard Teixeira Ferrer, para apresentar o Projeto Saúde na Mesa, que faz parte do Programa de Agricultura Urbana. Em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto promoverá o plantio de hortas escolares, incentivando os estudantes a realizarem a produção, cultivo e consumo de alimentos saudáveis.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, explica que o Projeto Saúde na Mesa tem por objetivo promover hortas orgânicas nas Escolas, nos Centros de Referência a Assistência Social (CRAS), no Restaurante Popular e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Município. Um trabalho pioneiro, que integra o Programa de Agricultura Urbana, voltado à valorização da agricultura familiar no campo e na cidade.

Ao todo a Seagri visitou 93 escolas, observando as condições para implantação de canteiros e viveiros. De acordo com a Gerente de Projetos e Parcerias da Seagri, Dayanne Alcântara o trabalho, além de social, promove a educação ambiental para os estudantes, com vivências na escola, que podem ser levadas para as suas comunidades. “Trabalhar as hortas além de conscientizar sobre uma alimentação saudável, propõe um papel integrador, com disciplinas, saberes, ensinamentos, aprendizados, práticas sustentáveis e o trabalho de cooperação”, ressalta.

A Coordenadora Pedagógica da Escola E.F. Dr. Edvard Teixeira Ferrer, Rosenete Figueiredo, parabenizou a iniciativa da Seagri e mostrou interesse da escola em integrar o projeto aos trabalhos de Meio Ambiente e Sustentabilidade que estão sendo elaborados para a formação dos alunos. Após a implantação da Horta Escolar na Escola Edvard, a Seagri pretende ampliar o projeto aos demais espaços de educação e Centros de Assistência Sociais de Juazeiro do Norte.