8 de novembro de 2017
Ouvidoria da Secretaria de Saúde atua com estratégias de interação com a população

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da sua Ouvidoria, disponibiliza algumas ferramentas de comunicação para que os cidadãos possam levar suas opiniões até a gestão. A Ouvidoria é um espaço aberto à população, onde as pessoas podem manifestar suas reivindicações, reclamações e denúncias, como também realizar sugestões, críticas e elogios acerca do atendimento e funcionamento dos serviços de saúde pública do Município.

Estas manifestações podem ser feitas por meio de diversos canais: pessoalmente, na sede da Secretaria de Saúde; através de caixinhas de sugestões existentes na recepção das 48 Unidades Básicas de Saúde – UBS do Município; através do e-mail ouvidoriasesau@outlook.com; pelo telefone da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município – CGM: 3571-5208; ou online, pelo site da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, onde a CGM repassa a demanda para a Ouvidoria da Sesau.

Todas as manifestações, independente do canal pelo qual chegam, são acolhidas e verificadas. A partir delas, o setor responsável pelo que diz respeito ao conteúdo exposto é acionado e possui um prazo de oito dias para responder à Ouvidoria. Logo após, o órgão entra em contato com o usuário dos serviços que fez a manifestação para dar um parecer sobre a situação. No entanto, este retorno só é possível se, no ato da manifestação, o cidadão disponibilizar algum contato, tendo em vista que esta opção, assim como a identificação do mesmo, é facultativa.

A Ouvidoria entrega relatórios mensais à gestão, para que ela avalie o teor das manifestações que estão sendo recebidas e avalie o que pode ser melhorado. “A partir do momento que o usuário procura a Ouvidoria, a gestão tem como tomar conhecimento daquele equipamento da saúde que está ou não funcionando. Toda manifestação aqui se torna de conhecimento da secretária para que ela possa tomar alguma decisão”, afirma a ouvidora da Sesau, Salvina Alencar.

Ouvidoria itinerante

Para otimizar o fluxo de informações repassadas à Ouvidoria e incentivar a população a manifestar sua opinião, será implantado um sistema de Ouvidoria itinerante, que consiste na presença da Ouvidora nas UBS para receber as sugestões e críticas diretamente da população. A logística desse sistema está sendo organizada e passará a funcionar em breve.