9 de novembro de 2017
Prefeito Arnon Bezerra reabre Cozinha Comunitária do Frei Damião

O Prefeito Arnon Bezerra reabriu mais uma Cozinha Comunitária, nesta quarta-feira, 08, desta vez no bairro Frei Damião. A solenidade contou com a presença dos moradores do bairro e autoridades, que puderam testemunhar e participar desse marco no fortalecimento da política de segurança alimentar.

O envolvimento da população tem sido o diferencial para que a reabertura desses equipamentos aconteça. A equipe técnica é composta por pessoas que moram nos bairros em que as cozinhas estão localizadas.

Na ocasião, o coral de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Frei Damião fez apresentação especial com repertório que emocionou o público presente. A banda infantil Esperança Musical, da escola Cícera Maria dos Santos, também realizou apresentações.

A valorização das pessoas tem sido um dos trabalhos que a administração está buscando empreender, conforme destacou o Prefeito Arnon Bezerra. Conforme o Chefe do Executivo, a gestão tem se pautado no desenvolvimento humano e coletivo. “É direito da população o acesso a uma alimentação de qualidade. Consciente disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho não tem medido esforços para que espaços como esse sejam bem utilizados e tragam benefícios para a comunidade. O Frei Damião é um dos mais importantes bairros de Juazeiro do Norte e iremos trabalhar cada dia mais para oferecer melhorias”, afirmou.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, abordou a laboriosa tarefa de reestruturar todos os equipamentos para o retorno das atividades junto às demais Secretarias e os Cras das respectivas localidades em que os equipamentos se encontram. “Esse trabalho vem através da política de segurança alimentar para oferecer uma nutrição de qualidade”, disse. Isabela Bezerra falou ainda sobre as atividades que serão desenvolvidas em breve, para a melhor utilização do espaço, como a instalação da Horta orgânica que será construída no local e cursos proporcionados à população. “Antes mesmo da abertura oficial, demos início a capacitação de mulheres na área da gastronomia, como cursos de tortas e bolos. Sintam-se donos dessa cozinha, cuidem dela e participem”, acrescentou.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A Cozinha Comunitária do bairro Frei Damião, contribui no processo de conscientização alimentar e inserção social, já que os gêneros alimentícios recebidos pela cozinha são provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que adquire da agricultura familiar, no intuito de instigar os pequenos agricultores a comercializarem os seus produtos e proporcionarem uma fonte de renda, bem como de recursos do fundo geral do município.

Os cardápios das cozinhas são balanceados e foram estudados e compostos respeitando os alimentos característicos da região, considerando o fortalecimento do PAA.

Frei Damião receberá CRAS e Polo de Atendimento

O novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Frei Damião, será inaugurado no próximo dia 22 de novembro. A localidade também receberá um Polo de Atendimento e quadra esportiva que irão oferecer atividades culturais e de fortalecimento de vínculos que envolvam a comunidade e estimulem o acesso a arte.

Fotos: Helio Filho