10 de novembro de 2017
Imprensa
Secretários participam da V Semana de Administração Pública da UFCA

A gestão municipal esteve presente na V Semana de Administração Pública (SAP) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, que participaram da conferência solene de abertura, debatendo sobre gestão social. O Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, participou do segundo dia e falou sobre as “Perspectivas para o desenvolvimento sustentável do turismo na Região Metropolitana do Cariri”.

A Semana propõe debate acerca da temática “Gestão e Políticas Públicas: Coproduzindo alternativas para o desenvolvimento da Região Metropolitana do Cariri Cearense - RMC”, com gestores municipais, estaduais, pesquisadores, sociedade civil e os estudantes, promovendo assim a ambiência necessária para pensar, propor, instrumentalizar e concretizar o progresso da RMC. 

A Secretária Isabela Bezerra explanou sobre a construção do plano de governo, que tem como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e envolvem temáticas diversificadas como erradicação de pobreza, crescimento econômico inclusivo, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, padrões sustentáveis de produção e de consumo, entre outros. 

Segundo a gestora da Sedest, esses princípios norteiam as políticas da administração municipal. “Ainda na campanha, promovemos o ‘encontro 14’, onde colocamos as prioridades e convidamos a sociedade e algumas entidades, para discutir essas questões conosco. Nesse encontro, confirmamos e reforçamos algumas propostas. Quando assumimos a gestão, levando em consideração o cenário econômico mundial, entendemos que se não trabalhássemos de forma integrada com as demais secretarias, e buscando parcerias, não iríamos potencializar as nossas ações. Desde então, trabalhamos de forma Inter setorial no âmbito municipal, Estadual e com a União”, afirmou. O Secretário Michel Araújo falou sobre o desenvolvimento econômico no comércio de Juazeiro do Norte.

Desenvolvimento Sustentável do Turismo na RMC

O Secretário Júnior Feitosa, apresentou todas as ações que a Setur tem desenvolvido alicerçada no Desenvolvimento Sustentável do Turismo na RMC, promovendo o potencial turístico do Geopark Araripe, sua preservação e valorização. “Lançamos o roteiro Chapada do Araripe em várias feiras de turismo pelo Brasil. Isso tem nos dado um retorno significativo”, disse. Júnior Feitosa falou ainda sobre como o desenvolvimento e a manutenção dos processos ecológicos devem estar próximos, para que o turismo sustentável aconteça de fato e como a Setur tem trabalhado nesse sentido.

Fotos: Clara Karimai

Galeria de fotos


Tópicos: