11 de novembro de 2017
Juazeiro do Norte sedia evento do AEPETI com presença do Secretário do Estado da STDS

Realizado em Juazeiro do Norte, o Seminário Estadual sobre Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), promovido pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), em parceria com o Governo Estadual. O evento aconteceu  nesta sexta-feira, 10, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O encontro contou com a presença do Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado, Josbertini Clementino.

Integrando as apresentações de grupos artísticos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), representando os territórios do João Cabral, Timbaúbas e Triângulo, as crianças do teatro infantil apresentaram peça abordando a temática debatida.

Com foco na campanha #Ceará Diz Não ao Trabalho Infantil, o encontro teve o objetivo apresentar os avanços e desafios no combate à exploração de crianças e adolescentes, que segundo o Secretário Josbertini Clementino, evoluiu bastante nos últimos anos. “Estamos reduzindo esses números no Ceará. As vezes só percebemos o trabalho infanto-juvenil quando se apresenta de forma mais caricata, mas o trabalho infantil é mais difícil de superar porque ele está em todos os setores da economia”, disse.

No evento, entrou em discussão a luta contra o trabalho infantil e a demanda de envolvimento dos diversos segmentos sociais para proteger crianças e adolescentes do ingresso precoce na atividade laboral.

Segundo o Secretário, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), possui uma lista vedada de mais de 100 ocupações profissionais que crianças e adolescentes de maneira alguma podem atuar, já que existe a possibilidade desses jovens poderem ter uma atividade laboral, mas via Lei de aprendizagem profissional, ou seja, quando essa formação for importante para o seu desenvolvimento.

Josbertini elogiou o trabalho que a Sedest tem realizado nesse sentido. “A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho nos surpreendeu, por em tão pouco tempo ter feito tanto pelo Município”, afirmou.

Ceará se destaca na redução dos índices

No ano passado, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) reconheceu o Ceará como referência no combate à erradicação infantil no País. Os avanços na prevenção e erradicação, em Juazeiro do Norte, são decorrentes das constantes buscas ativas e uma série de ações estratégicas que a Sedest vem desenvolvendo, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O Programa articula esforços Inter setoriais e dos entes federados para a identificação e atendimento dos casos de trabalho infantil.

O Prefeito Arnon Bezerra falou do impulso que a administração tem feito para avançar nessas ações, com a contribuição da Educação. “Essa diminuição dos números só é possível através de parcerias, principalmente com a educação, que é a semente de tudo, o remédio para todos os males. É o que resolve a problemática da segurança, a certeza de um futuro próspero, de uma sociedade perfeita”, disse. O Prefeito fez o convite aos representantes dos municípios vizinhos a somarem forças ao Juazeiro do Norte, para que avancem no desenvolvimento regional.

Fotos: Helio Filho