15 de novembro de 2017
Imprensa
Guerreiro da Mestra Margarida se apresenta durante 19ª Mostra Cariri de Culturas

O Guerreiro da Mestra Margarida se apresentou no último dia 13, dentro da programação da 19ª Mostra SESC Cariri de Culturas. Composto por 12 mulheres adolescentes e adultas que, em sua maioria, já são mães de família e estão acompanhadas nos ensaios e nas apresentações por seus filhos e filhas, o grupo é residente do Núcleo de Arte, Cultura e Educação Marcus Jussier, onde realiza seus ensaios e faz parte do projeto de recriação do Guerreiro da Mestra Margarida (considerado pioneiro e único grupo dessa tradição popular no Município), realizado em parceria entre a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, Sesc Juazeiro e Cia. Carroça de Mamulengos.

A apresentação desta segunda-feira foi a terceira realizada num formato de ensaio geral aberto e, desta vez, contou com a participação de uma banda improvisada que teve a presença dos músicos Beto Lemos, Ibbertson Nobre, Renata Amaral e André Magalhães (ambos do Grupo A Barca), Maria Gomide e do Francisco Lourenço, neto da Mestra Margarida.

De acordo com a Diretora do Núcleo Marcus Jussier, Maria Gomide, responsável pelo trabalho de recriação do Guerreiro da Mestra Margarida, a introdução de vários instrumentos nesta apresentação teve o intuito de despertar entre os brincantes da cultura popular, um entendimento de que os instrumentos estão a serviço da música e que a musicalidade dos reisados tem infinitas possibilidades de exploração. “É um trabalho para ampliar a participação de outros jovens e outras pessoas que possam ver na cultura popular um espaço de criatividade e desenvolvimento contínuo”, afirma Maria Gomide.

Fotos: Samuel Macedo

Galeria de fotos


Tópicos: