21 de novembro de 2017
Imprensa
Lançada segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e Empresa de Assistência Técnica em Extensão Rural do Ceara (Ematerce), realizaram, nesta terça-feira, 21, o lançamento da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa. O Prefeito Arnon Bezerra participou do evento, que aconteceu no Condomínio de Produção Familiar Dona Bia, Sítio Jurema na zona rural de Juazeiro do Norte. 

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, a Secretaria de Educação, Maria Loureto, representantes da Adagri, Ematerce e produtores familiares também participaram do lançamento da campanha, que será realizada até o dia 02 de dezembro. 

De acordo com o Médico Veterinário e Fiscal Agropecuário da Adagri, Roger Costa, o foco da campanha é vacinar todos os animais com idade entre 0 a 24 meses. “Nosso objetivo é conseguir que o Estado do Ceará chegue em 2.020 com status livre aftosa sem vacinação. Para isso, ressaltamos a importância de todos os produtores vacinarem seus rebanhos e, mediante nota fiscal, fazer uma declaração junto aos órgãos parceiros da campanha Adagri, Ematerce e Seagri”, explica. 

A Febre Aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que afeta os animais biungulados (casco com duas unhas), dentre eles gados e búfalos. Para o produtor rural Cícero Gonçalves, a vacinação do rebanho é uma forma de garantir a comercialização de animais e carnes saudáveis. “Acho a vacinação contra febre aftosa muito importante, principalmente para nós que comercializamos gado. Sem a vacina não podemos comercializar, pois é uma forma de garantir que o animal está saudável para o consumo. Além de recursos e garantias, que só podem ser alcançados se estivermos com a vacinação em dia, disse. 

Incentivo ao produtor

A Seagri tem desenvolvido serviço de assistência técnica, projetos e programas voltados ao incentivo da economia de base familiar. De acordo com Romão França, a Seagri oferece diferentes serviços voltados ao incentivo da produção agrícola e pecuária de forma sustentável.  “Seguindo as orientações do prefeito para melhorar a vida do homem e da mulher do campo, estamos incentivando a agricultura e produção familiar, como garantia de uma fonte de renda que possibilite a melhoria na qualidade de vida dos produtores”, afirma.

Durante a cerimônia, o Prefeito Arnon Bezerra, garantiu apoio aos produtores rurais do Município. “Sempre que houver demanda de capacitação e qualificação, que melhorem a qualidade da produção, gerando emprego, renda e qualidade de vida para o povo, a Prefeitura vai estar disposta a auxiliar,  para que Juazeiro possa sempre crescer com dignidade e abundância”, declara.

Fotos: Helio Filho

Galeria de fotos


Tópicos: