26 de novembro de 2017
Imprensa
CRAS do Frei Damião é inaugurado com homenagens ao Mestre Bigode

Uma grande festa de inauguração foi realizada na última sexta-feira, 24, com a entrega oficial do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Frei Damião. O equipamento leva o nome do mestre da Cultura do Estado do Ceará, Manoel Antônio da Silva – o Mestre Bigode, em reconhecimento ao seu legado na cultura popular de Juazeiro do Norte e todo o Cariri.

O Prefeito Arnon Bezerra, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, além do Secretário de Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, fizerem a entrega oficial. Esteve representando o Governo do Estado, o secretário de Gabinete, Fernando Santana, entre outras autoridades, como vereadores, o ex-deputado federal, Manoel Salviano, o Secretário de Esporte e Juventude, Luciano Basílio, a Secretária de Educação, Loreto Lima, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, e demais representantes políticos.

Rede socioassistencial

O novo CRAS amplia a atuação da rede socioassistencial no Município e é integrado ao Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares II), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Governo Estadual e Governo Municipal, e oferecerá à comunidade atendimento de qualidade, serviços de convivência, orientação e fortalecimento de vínculo social e familiar.

O Prefeito Arnon Bezerra, que tem acompanhado o bairro desde a sua fundação e trabalhado para garantir melhorias à comunidade, disse estar feliz em entregar um equipamento, que irá contribuir com o bem-estar das pessoas. “Conheço a batalha dessa população quando o bairro ainda se chamava Mutirão da Vida.  Não existia calçamento, iluminação, água encanada, tudo foi construído aos poucos. Então estamos demonstrando com a entrega desse equipamento o nosso respeito. Estamos trabalhando para que todas as ruas do Frei Damião sejam calçadas e asfaltadas e para que a iluminação seja renovada”, garantiu.

Novos equipamentos

A Secretária Isabela Bezerra falou da entrega de mais dois equipamentos no bairro Frei Damião, ligados ao Preares II, o polo de atendimento e a quadra de esportes que estão em processo de finalização e em breve serão inaugurados e falou do trabalho Inter setorial para potencializar as ações. “As escolas estão trabalhando juntamente com os CRAS e isso tem mudado a realidade das nossas crianças. A cultura, o esporte, a agricultura e demais secretarias têm somado forças nesse trabalho”, disse.

Isabela Bezerra falou ainda da homenagem ao Mestre Bigode, precursor da arte do bacamarte e do maneiro-pau no município, cujo o CRAS leva seu nome. “Temos que valorizar, porque só Juazeiro do Norte tem esse mestre de tamanha significância para a cultura popular”, disse.

Considerando o novo equipamento é a porta de entrada para uma gestão humanizada,  o Secretário Josbertini Clementino parabenizou a administração municipal pelo trabalho que vem desenvolvendo na área da assistência e desenvolvimento social e contou com a participação da população para debater sobre a sua efetividade. “O CRAS está para o desenvolvimento social assim como a escola está para a educação, e o PSF para a saúde, ou a delegacia para a segurança. Esse equipamento está para acolher, cuidar a comunidade”, conclui.

Família na Praça

Na ocasião, também foi realizado a segunda edição do projeto Família na Praça, que contou com brincadeiras, apresentações de grupos culturais, banda de música Padre Cícero e distribuições de brindes. O projeto tem o objetivo de resgatar o convívio familiar nos espaços públicos, proporcionando lazer, cultura, entretenimento e esporte.

 Estrutura e funcionamento

O novo CRAS conta com sala de atendimento, coordenação, sala multiuso, sala de serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, sala de equipe técnica, copa e cozinha, almoxarifado e 6 banheiros. A partir da segunda-feira, 27, as atividades acontecem normalmente. O equipamento fica localizado na Rua Sargento José Marcolino Brasileiro, s/n, no bairro Frei Damião.

Fotos: Samuel Macedo

Galeria de fotos


Tópicos: