5 de dezembro de 2017
Imprensa
SAD realiza primeira oficina para cuidadores de pacientes

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), promoveu, na tarde desta segunda-feira, 04, no auditório do Centro de Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a primeira oficina para cuidadores de pacientes.

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde que rege o Serviço, os cuidadores são as pessoas, com ou sem vínculo familiar com o usuário, aptas para auxiliá-lo em suas necessidades e atividades da vida cotidiana e que, dependendo da condição funcional e clínica do usuário, devem estar presentes no atendimento domiciliar.

A oficina contou com o acolhimento da psicóloga Emanuela Alencar, que realizou uma dinâmica para que os cuidadores pudessem se conhecer e se sentir mais à vontade. Em seguida, a assistente social Larissa Amaro prestou esclarecimentos e tirou dúvidas sobre o funcionamento e regras do SAD.

Os cuidadores tiveram um momento para relatar suas vivências pessoais, e falar sobre a assistência que recebem do SAD, apontando pontos positivos e fazendo sugestões para o aprimoramento do serviço.

A programação contou ainda com a fala do Dr. George Severo de Sá e da enfermeira Ana Bruna Macedo, que falaram respectivamente sobre “Profilaxia de úlceras de pressão” e “Prevenções e cuidados contra lesões”.

A proposta é que cada Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), juntamente com a Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), possa promover essas oficinas periodicamente com os seus cuidadores.

De acordo com a coordenadora do SAD, Rosa Maria Sobreira, o objetivo das oficinas é estabelecer espaços coletivos por meio de ações educativas, onde os cuidadores possam conversar, aprender e compartilhar experiências e dificuldades. “As pessoas do grupo formam uma rede de apoio social, já que todas estão unidas pelo mesmo motivo”, ressaltou.

Galeria de fotos


Tópicos: