9 de dezembro de 2017
Ações da Secretaria de Turismo e Romaria apresentadas durante o COMDES, em Crato

O Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa, participou, na última quarta-feira, da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável (COMDES), no auditório do Geopark Araripe, em Crato. Na ocasião, ele apresentou o plano de turismo que vem sendo desenvolvido no Município Juazeirense e as diversas iniciativas voltadas para o fortalecimento do setor.

O conselho teve como pautas a apresentação de trabalho voltado para turismo regional, desenvolvido por meio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o articulador no segmento e técnico do órgão, Edio Callou. Ele destacou os potenciais existentes no setor, por meio de números, e os avanços vivenciado no Cariri, além de propor projetos integrados para que o turismo ganhe propulsão na região, incluindo os processos de políticas públicas da região e do Estado, com maior apoio dos municípios.

Qualificação

O Secretário Júnior Feitosa destacou o trabalho que vem sendo empreendido em Juazeiro do Norte, no intuito de qualificar o setor, por meio de cursos, capacitações, envolvendo os mais diversos segmentos, e projetos que já estão sendo realizados.

As parcerias para o desenvolvimento de ações nas romarias, dando ênfase na atual administração ao fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor, além de um atendimento mais qualificado ao romeiro estão sendo ampliados. Um exemplo de ação parceira foi realizada na última grande romaria de Finados, com o Sistema SEST/Senat. Vários serviços foram prestados ao público, gratuitamente.

Houve qualificação dos agentes para uma boa acolhida, melhoria da área de estacionamento dos ônibus, possibilitando também maior fluxo de veículos na cidade. Ele ainda enfocou a importância de ações conjuntas entre as gestões municipais de Crato e Juazeiro do Norte, no intuito de desenvolver projetos em comum.

Registros

Outro aspecto importante, segundo Júnior Feitosa, tem sido os registros realizados dessas ações, para que administrações futuras de Juazeiro do Norte, possam dar continuidade aos avanços nessa área. As ações com as  universidades, conforme o secretário, são de fundamental importância para qualificar todo esse processo.

A maior integração do trade turístico é de fundamental importância para o fortalecimento, e para isso, conforme Júnior Feitosa, já foram realizadas reuniões com representantes dos segmentos de hotelaria, taxistas, entre outros setores.

Fortalecer eventos como as festas juninas, atuar com receptivo no Aeroporto, além da valorização dos artistas locais estão entre outras realizações. A cultura e a gastronomia como áreas de grande relevância podem ser trabalhadas de forma alinhada com as cidades do Cariri, a exemplo do que ocorreu com o São João deste ano, em Juazeiro do Norte, conforme Júnior Feitosa.

Durante a reunião, as diversas ações foram apresentadas pelo secretário, que, no final, respondeu aos questionamentos dos conselheiros, além de apresentarem propostas de atuação dos Municípios em conjunto.