12 de dezembro de 2017
Natal de Paz estará na Praça do Cinquentenário e Franciscanos

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte promove a programação do Natal de Paz desta terça-feira, 12, na Praça do Cinquentenário, no bairro Socorro, a partir das 20h. Com um repertório musical de canções natalinas, os integrantes da  Banda de Música Padre Cicero, também se apresentam nesta quarta-feira, 13, na Praça José Geraldo da Cruz, no bairro Franciscanos.

O Natal de Paz que está sendo realizado pela primeira vez em Juazeiro do Norte, traz uma proposta de levar a todos os bairros da cidade um clima de alegria neste final de ano. Um momento de integração, com a música que envolve a todos nos festejos.

Este ano, a Prefeitura, por determinação do Prefeito Arnon Bezerra, inicia um trabalho diferenciado, promovendo uma ação integrada entre as secretarias municipais, que realizaram um planejamento de atuação no que compete à cada pasta, sob a coordenação da Secretaria de Turismo e Romaria.

Nas comunidades com a presença dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), crianças de escolas da localidade se apresentam antes dos cortejos, cantando músicas natalinas e populares.

O Natal de Paz tem sua inspiração centralizada na vivência da paz, bem-estar da comunidade, com destaque também para os valores das manifestações culturais.

Ciclo de Reis

Continuam sendo realizadas as oficinas com artistas no Núcleo de Educação, Arte e Cultura Marcus Jussier, com a finalidade de confeccionar bonecos, bordados, além de adereços que serão utilizados durante o primeiro grande cortejo de abertura do Ciclo de Reis, que será realizado no dia 22, a partir das 16 horas, saindo da praça da Prefeitura de Juazeiro do Norte e no encerramento das festividades natalinas.

O trabalho vem sendo realizado por meio da Secretaria de Cultura do Município. O Ciclo de Reis acontece de 25 de dezembro a 6 de janeiro, com a participação de grupos de tradição da cidade e centenas de artistas populares. O evento está dentro da programação do Natal de Paz de Juazeiro do Norte.

A coordenação do projeto solicitou que todos os reisados tenham, no mínimo, cinco entremeios (personagens como o boi, o jaraguá e outros) em suas brincadeiras, e a presença deinstrumentos musicais de harmonia, acompanhando os festejos. Para que isso seja possível, estão acontecendo oficinas de construção de bonecos, costura, bordado e adereços no Marcus Jussier, além da formação de músicos para acompanhar os grupos de reisado.

A perspectiva é que nesse ano, 100 novos personagens sejam confeccionados, além do fortalecimento da musicalidade dos grupos através da presença de novos tocadores em todas as brincadeiras.