22 de dezembro de 2017
Imprensa
Comitê discute plano de enfrentamento às arboviroses para 2018

Em reunião ordinária realizada na última quarta-feira, 20, o Comitê Intersetorial de Combate ao Aedes aegypti avaliou os encaminhamentos das reuniões e atividades anteriores e divulgou o informe epidemiológico sobre a transmissão de dengue, zika e chikungunya até a corrente data.

Na ocasião, foi apresentado o Plano de Enfrentamento às Arboviroses para o ano de 2018, que tem como objetivo geral estabelecer as diretrizes relacionadas ao enfrentamento da dengue, zika e chikungunya, desde a prevenção até a assistência integral ao paciente.

Através do conhecimento da situação epidemiológica das arboviroses, nos últimos anos, pretende-se desenvolver atividades de prevenção e controle dos processos epidêmicos.

Ações de controle vetorial

Diante da avaliação dos índices de infestação, serão adotadas medidas para reduzir esses resultados, como solicitação de insumos estratégicos, direcionamento e intensificação das ações, como realização de bloqueios químicos em áreas onde foram confirmados casos de alguma dessas arboviroses.

Kits para testes rápidos

Outra pauta da reunião foi o recebimento dos kits de testes rápidos para triagem dos casos de arboviroses, que irão agilizar o processo de diagnóstico das mesmas. No início do próximo ano, será definido o fluxo da utilização dos testes e a capacitação dos profissionais que irão aplicá-los.

Fotos: Helio Filho

Galeria de fotos


Tópicos: