26 de dezembro de 2017
Imprensa
Proerd e Seduc certificam 2 mil alunos

O ginásio poliesportivo foi palco para a certificação de alunos que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na rede municipal de ensino, neste segundo semestre de 2017.  Em um evento realizado pela Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) e a Polícia Militar do Ceará, mais de 2 mil alunos do 5º ao 7º ano, participaram da cerimônia de certificação, que contou a presença do Prefeito Arnon Bezerra, da Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, e outros Secretários Municipais, autoridades militares e familiares, no último dia 21.

As crianças foram certificadas após 10 semanas de atividades extracurriculares ministradas por educadores sociais do Proerd em 68 turmas de 25 unidades escolares. Eles ministraram aulas cujas temáticas abordaram consequências do uso de drogas, combate ao bullying, a importância de se ter boas amizades, resistência às pressões de grupo, valorização da auto-estima, solução pacífica de conflitos e como saber tomar decisões na vida.

De acordo com a coordenadora do programa Proerd pela Seduc, Maria Leite de Macedo Sousa, todas as lições privilegiam a interatividade, fazendo com que os alunos, juntos com seu instrutor e o professor, se tornem sujeitos ativos na sala de aula e fora dela, envolvendo a todos com o que foi ensinado.

Ao final do curso, todos os alunos que participaram do programa, fizeram uma redação sobre o tema: “O que o Proerd ensinou”. Entre todas, cinco trabalhos foram escolhidos e premiados com troféus. Foram observados os critérios de clareza, escrita e conteúdo.

A estudante do 5º ano da E.E.F. Demóstenes Ratts Barbosa, Letícia Vitória de Almeida Diniz, disse que o Proerd trouxe bons ensinamentos para os jovens. “Foi muito legal, tivemos muitos exemplos para não usarmos drogas e preservarmos a saúde. Drogas e violência não levam a nada”, comentou Letícia Vitória.

A Secretária de Educação Maria Loureto de Lima ressalta a importância da atuação do Proerd nas escolas e que essa é uma parceria que deve ser valorizada por todos os envolvidos como professores, alunos, educadores sociais e as famílias. “Dentro dessa perspectiva, celebramos mais essa parceria. Considero que o Proerd é uma fonte de Paz”, enfatizou a secretária.

A diretora do Colégio Militar Cel. Pm Hervano macedo Junior, Coronel Albanita Ferreira Lima, lembrou da importância da ação conjunta das secretarias de Segurança e Cidadania e Educação no combate e prevenção da violência e desejou que os jovens certificados possam multiplicar os conhecimentos adquiridos para outros jovens e familiares.

Prefeito destaca a importância do projeto

O Prefeito Arnon Bezerra enfatizou mais uma vez que a Secretaria de Educação tem alcançado excelentes resultados neste primeiro ano de sua gestão. “Esses resultados acontecem graças ao apoio e o incentivo que a Seduc vem dando aos técnicos e professores, como também à realização e ao fortalecimento de parcerias que contribuem para o engrandecimento dos alunos. O Proerd é uma força amiga que contribui para o desenvolvimento da Educação de Juazeiro do Norte”, enfatizou Arnon Bezerra.

Fotos: Samuel Macedo

Galeria de fotos


Tópicos: