28 de dezembro de 2017
Imprensa
Projeto Ciclo de Reis soma público de 4 mil pessoas nos três primeiros dias

O Ciclo de Reis prossegue animando a programação de fim de ano, promovida pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte(Secult). 

 Até esta quarta-feira, a organização do evento estima que um público de pelo menos 4 mil pessoas assistiu as apresentações dos grupos da tradição popular, que já se estiveram na Praça Padre Cícero, nos bairros João Cabral, Triângulo e Pio XII.

O projeto Ciclo de Reis, além de ser pioneiro em toda a Região do Cariri a realizar uma vasta programação composta por cerca de 100 apresentações, envolvendo mais de 40 grupos entre reisados, lapinhas, guerreiros, maneiro-paus e bandas cabaçais, está contribuindo para trazer de volta uma tradição que com o passar dos anos foi se perdendo nas apresentações dos grupos, principalmente, de reisado. Como critério para a participação no projeto Ciclo de Reis, todos os grupos foram convidados a incluir nas suas apresentações pelo menos cinco personagens que integram a dramaturgia dos reisados, como o jaraguá, o lobisomen, a noiva, entre outros.

Esses personagens que encantam crianças e adultos foram construídos durante a oficina realizada no Núcleo Marcus Jussier pelos próprios brincantes, através de uma das primeiras ações do Centro de Artes do Cariri, que funcionará sob a coordenação da Cia. Carroça de Mamulengos, em parceria com a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, no Bairro Pirajá.

As apresentações desta quarta-feira, 27, foram realizadas no Bairro Pio XII, com o Reisado do Manoel Messias (Mestre Cicinho) e, mais uma vez, no Bairro João Cabral, com o Reisado Discípulos do Mestre Pedro, conhecido popularmente como Reisado dos Irmãos.

Programação desta quinta-feira

Nesta quinta, 28, a programação do Ciclo de Reis estará mais uma vez no bairro João Cabral com o Guerreiro Santa Madalena (Mestra Iara) e Reisado São Francisco (Mestre Dodô), nas ruas Jayme Dorcy e Farias Brito, respectivamente, com início a partir das 18h.

Fotos: Helio Filho


Tópicos: