5 de janeiro de 2018
Imprensa
Saúde: Processo de territorialização do Município está em fase de conclusão

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da Coordenação da Atenção Primária, está concluindo o processo de territorialização do Município, que consiste no diagnóstico da situação geográfica e demográfica de cada território, com o objetivo de garantir 100% de cobertura pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Na última quarta-feira (03), a Secretária de Saúde do Município, Nizete Tavares, e a Secretária Executiva de Saúde, Francimones Rolim, reuniram-se com a coordenadora da Atenção Primária, Jaqueliny Rodrigues, e com os 7 coordenadores de distrito, para analisarem a situação atual de cada bairro e as propostas de reorganização da abrangência de atuação das equipes.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, quando a atual gestão assumiu encontrou várias áreas desassistidas de atendimento pelas equipes de ESF. Para solucionar esta situação, o que deve ser feito é equilibrar a média de habitantes sob responsabilidade de cada um dos Agentes Comunitários de Saúde do Município (ACS), para que não haja profissionais com demanda acima nem abaixo do recomendado.

Neste processo também está sendo considerado o local onde reside o ACS, para que sua área de trabalho não seja distante de onde ele mora. “Não se faz territorialização sem a visão dos territorializados”, ressaltou a secretária durante a reunião. A situação dos bairros que não possuem cobertura total ou nenhuma cobertura de equipes ESF já está sendo resolvida e em breve o processo completo será oficializado e informado à população.

Fotos: Naiara Carneiro

Galeria de fotos


Tópicos: