8 de janeiro de 2018
Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte atua com força-tarefa para conter danos causados pelas chuvas

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte está atuando com uma força-tarefa, através de um trabalho integrado das Secretarias, capitaneada pela pasta da Infraestrutura (Seinfra), no intuito de minimizar as problemáticas causadas pelas chuvas, desde a última sexta-feira, com dezenas de homens e máquinas nas ruas. A cidade tem vivenciado há alguns anos situações recorrentes, principalmente por conta da ausência de drenagem em diversos pontos.

Com isso, está sendo realizada a Operação Inverno, que vem sendo planejada desde o mês de outubro do ano passado, já pensando nas dificuldades que Juazeiro do Norte enfrenta, durante a quadra invernosa. Os preparativos ocorrem, com a determinação do Prefeito Arnon Bezerra, no propósito de atenuar os problemas através de soluções paliativas.

Desobstruções

Os pontos mais críticos já receberam serviços pontuais para desobstrução e estão sendo visitados, como a rua José Marcolino Brasileiro, onde houve acúmulo de quase um metro de areia. Os serviços ocorrem na rua Padre Manoel Germano e adjacências, bem como na José Cândido Silva, onde está sendo executada a recuperação das tampas da galeria, levantamento das bocas de lobo e serviços de terraplanagem para recuperação da via com pavimento em asfalto.

Máquinas realizam serviços de terraplanagem em vários bairros da cidade e também na zona rural. Na Vila Real (Alta Tensão) e na Baixa da Raposa, foram executados serviços pontuais para amenizar os problemas causados pelas chuvas. Um mutirão de capinação e desobstrução de canaletas, sarjetas, bocas de lobo e bueiros acontece em vários bairros do Município, fazendo com que a água possa escoar livremente sem provocar alagamentos. Casos pontuais que chegam através da população e da mídia são examinados e, em seguida, tomadas as providências cabíveis.

Esclarecimentos

Nesta segunda-feira, o Prefeito em Exercício, Giovanni Sampaio, esteve em rádios do Município, juntamente com a Secretária Executiva de Infraestrutura, Zoia Aires de Moura, para levar esclarecimentos e orientações à população sobre os transtornos causados pelas chuvas nos últimos dias. Além disso, destacaram a execução de processos licitatórios para drenagens importantes na cidade, com a área nas proximidades do Maxxi Atacado, Lagoa Seca e nas proximidades do Atacadão. “Estamos preocupados em atender à população nesse momento, para evitar maiores transtornos causados pelas chuvas”, ressalta.

O Prefeito Arnon Bezerra está em contato com instituições financeiras internacionais para o financiamento da drenagem da cidade de Juazeiro do Norte. Após todo o acerto, o financiamento será levado à Câmara de Vereadores para aprovação.