15 de janeiro de 2018
Imprensa
CRAS do Horto realiza projeto ‘ o Horto como eu vejo’

Com celular na mão e orientação técnica da fotógrafa caririense, Nívia Uchôa, 36 adolescentes da Escola MEF Vereador Francisco Barbosa têm a oportunidade de construir narrativas, a partir da forma como enxergam o lugar em que vivem, o Horto.  O projeto começou nesta segunda-feira, 15, e vai até o dia 22 de janeiro.

O projeto ‘O Horto como eu vejo’ traz a perspectiva dos adolescentes, que participam da oficina, sobre esse bairro rico em peculiaridades e paisagens únicas, com ênfase em flagrantes do cotidiano, especialidade de Nívea Uchôa. “Trata-se de um reconhecimento do seu lugar.  Cada aluno e aluna irá fotografar com seu celular e disponibilizar imagens da realidade do Horto e Rua do Horto com as suas pessoas, a fé, os bares, as casas, estética, lixo, oratórios, etc”, explica.

Segundo a coordenadora do CRAS, Alice Alencar, a oficina tem a função de tirar um pouco o foco nas imagens para as redes sociais e trabalhar a fotografia como arte. “Estamos na era da banalização da imagem, onde a fotografia perde um pouco do seu estatuto de arte, diante de tantos registros de selfies e afazeres do dia-a-dia. Os olhares desses jovens estão voltados para si mesmos, num movimento narcísico de exposição excessiva, que os impede de valorizar as paisagens, as belezas reais da vida, saindo um pouco do virtual”, afirma.

O curso se divide em 4 momentos, entre aulas teóricas e aulas práticas, seleção das fotos e, por fim, exposição onde haverá premiação para os 3 primeiros lugares.

Galeria de fotos


Tópicos: