25 de janeiro de 2018
Secretário de Segurança Pública e Cidadania firma parcerias com Governo do Estado

O Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania (Sesp), Hamilton Macedo, esteve em Fortaleza nos dias 18 e 19 de janeiro para dialogar com o Secretário Adjunto da Casa Civil, Fernando Santana e o Secretário de Segurança do Estado, André Costa, sobre parceria do Governo do Estado para capacitação da Guarda Civil Municipal (GCM) e o fortalecimento da segurança no trânsito, com aquisição de um caminhão guincho para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

O curso de capacitação da Guarda Civil Municipal para uso de arma de fogo é uma demanda de grande importância para Sesp. De acordo com o Secretário Hamilton Macedo, o apoio do governo do estado é fundamental, para o custeio do curso que tem uma carga horária de 160h, exigindo rigorosos testes psicológicos e técnicos. “Antes de assumir esta responsabilidade os guardas terão a formação. Esta ação é positiva para o Município, pois fortalecerá a segurança dos cidadãos que utilizam os equipamentos públicos”, afirma.

Com o apoio da Superintendência da Polícia Federal e do Governo do Estado, para realização do treinamento, o Secretário foi orientado pelo Superintendente da Policia Federal do Ceará, Delano Cerqueira Bunn, a protocolar a documentação do processo e aguardar nova reunião com os técnicos da SESP, Secretaria de Segurança do Estado e Policia Federal para tratar do acompanhamento do processo. Firmado o acordo poderá realizar o agendamento do Curso de Capacitação para concessão do porte funcional de arma de fogo para os Guardas Municipais.

Demandas para o trânsito

Na sexta-feira, 19, o Secretário realizou visita técnica na Autarquia Municipal de Trânsito de Eusébio, onde conheceu o sistema tecnológico de modernização, para operacionalização dos processos de multa de trânsito, com talão eletrônico, protocolo geral, atendimento ao cidadão via web, controle de veículos removidos, controle do sistema de transporte público, estatísticas. Medidas que promovem eficácia e agilidade nas ações do órgão, e que servirão de modelo para novas aquisições em projetos futuros para o Demutran de Juazeiro do Norte.

Em parceria com o Governo do Estado, Hamilton Macedo conseguiu a concessão de um caminhão guincho para o Demutran, o que otimizará o serviço de remoção de veículos apreendidos em situação irregular. Além do convênio de cooperação que permite ao DETRAN executar projetos de segurança viária em Juazeiro do Norte. “Isso é de grande importância para garantir a segurança no trânsito no Município. Estamos satisfeitos com o resultado dessa viagem, onde obtivemos respostas positivas a todas as demandas que fomos resolver”, comemora.