28 de janeiro de 2018
Imprensa
Demutran e Detran realizam ações educativas nas escolas, shopping e ruas da cidade

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (Sesp), através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ceará), desenvolveram, nos dias 24 e 25 de janeiro, vasta programação voltada a educação no trânsito. O objetivo das ações foi divulgar o trabalho da Escola de Educação para o Trânsito do Cariri, a ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2018, em Juazeiro do Norte.

As ações, realizadas nas Escolas Municipais Ratts Barbosa e Lili Neri, no Cariri Garden Shopping e na Av. Padre Cícero, tiveram como foco promover a conscientização da população, através de medidas educativas, sobre a responsabilidade do cidadão no trânsito.

Na programação foram realizadas palestras, jogos e encenação teatral nas escolas, com distribuição de mil kit’s educativos para os estudantes. Para o Educador de Trânsito do Demutran, Edilson Marques, esta é uma ação de grande importância por formar, desde a infância, cidadãos mais responsáveis na sociedade.

O lúdico e interativo 

As crianças que passeavam pelo Cariri Garden Shopping, na última quinta-feira, 25, tiveram a oportunidade de pilotar carrinhos de controle remoto, na cidade feita em lego, que estava em exposição. De acordo com a Educadora de Trânsito do Detran CE, Magla Holanda, o objetivo da ação é simular o trânsito de uma cidade, de forma lúdica e interativa. “Estamos divulgando o trabalho a ser realizado pela Escola de Educação para o Trânsito da região do cariri. Mostrando a importância de se educar cidadãos para o trânsito, desde a infância, pois esses serão os condutores do futuro. Temos a esperança de tornar o trânsito cada vez mais seguro”, ressalta.

Os educadores de trânsito ainda encenaram nas escolas e no shopping a peça teatral de cunho educativo “Chapeuzinho no Vermelho”, uma adaptação do clássico infantil dos irmãos Grimms, que tem por objetivo desenvolver no público a formação de uma consciência plena para o exercício da cidadania no trânsito.

Blitz Educativa

Na quarta-feira, 24, a equipe de Educadores do Demutran de Juazeiro do Norte e do Detran, desenvolveram uma Blitz Educativa na Av. Padre Cícero, uma ação, sem penalidade, com foco na conscientização dos condutores que passavam pela rotatória Crajubar. Os agentes falaraM sobre a importância de conduzirem seus veículos de forma correta, com documentação em dia e obedecendo as leis de trânsito. 

Fotos: Samuel Macedo

Galeria de fotos


Tópicos: