30 de janeiro de 2018
Disciplina nas escolas é pauta de reunião com núcleos gestores

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) reuniu o Núcleo Gestor das escolas de tempo Integral e as que participam de forma pioneira do Programa Escola Integradora que vem sendo implantado na rede municipal de ensino. A reunião aconteceu nesta segunda-feira, 29, na Sede da Seduc e teve o objetivo de realinhar o currículo escolar de acordo com a base nacional, estabelecida pelo Ministério da Educação.

Entre os pontos debatidos durante a reunião, a questão da disciplina foi abordada de forma enfática pela Secretária de Educação Maria Loureto de Lima. Ela solicitou que todos elaborem planos compostos de ações e cronogramas de atividades que apontem como a disciplina será trabalhada nas escolas. A Secretária deu um prazo de oito dias para que os coordenadores pedagógicos possam apresentar esse plano. Ele deve ser baseado em ações que já são executadas nas escolas, acrescidas de novas perspectivas para se trabalhar essa problemática junto aos alunos.

A Secretária ressaltou que a disciplina também deve partir dos gestores e professores, citando um dos tópicos que fazem parte do programa escola integradora que é seguido por 10 escolas atualmente: “aprende-se com disciplina, ensina-se com disciplina”.

“O meu desejo, enquanto Secretária e filha de Juazeiro do Norte, é que a educação do Município sempre esteja em situação de receber uma fiscalização de qualquer órgão estadual ou federal. Vamos levantar a educação em todo o seu conjunto, não só na aprendizagem dos alunos, mas também na forma de atuação dos profissionais que atuam na educação”, reforçou a Secretária Loureto.

Ela destacou a importância das pessoas que fazem partem do núcleo gestor terem iniciativa para a solução de problemas, conflitos ou para que se apresentem soluções dentro das escolas.

Resultados

As escolas de tempo de Juazeiro do Norte, segundo a Secretária Maria Loureto de Lima, devem apresentar resultados diferenciados no processo de aprendizagem e, principalmente, quando o assunto é disciplina. O fato de as crianças passarem a maior parte do seu dia nas escolas, dão a elas condições para que seu rendimento escolar seja satisfatório.

A Secretária Maria Loureto de Lima lembrou que essa é uma obrigação das escolas de tempo integral por passar mais tempo com os alunos se comparado as escolas convencionais. “Essa é uma obrigação que nós temos, que esses alunos tenham um resultado diferenciado no comportamento e na aprendizagem”, disse a Secretária Maria Loureto.