1 de fevereiro de 2018
Imprensa
Controladoria e Ouvidoria finaliza segundo módulo de capacitação de servidores municipais

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Juazeiro do Norte (CGM) finalizou, nesta quarta-feira, 31, o segundo módulo da reunião estratégica, para capacitação, com os servidores do Município que atuam no Sistema de Controle Interno das Secretarias, através de gerenciamento de riscos na administração pública. Esta segunda parte iniciou na última segunda-feira, 29.

A capacitação ocorreu no Núcleo de Práticas Jurídicas, localizado na Avenida Maria Letícia Pereira, no bairro Lagoa Seca, onde estiveram presentes a Controladora e Ouvidora, Maria Elisa, o Procurador, Micael François, como palestrante, o Secretário Executivo da Controladoria e Ouvidoria, Christiano Siebra Felício Calou, o Assessor da Controladoria, Everton Brito, e o Auditor de Controle Interno, Cícero Ivanildo da Silva. O primeiro módulo teve início nos dias 5 e 6 de dezembro.

A proposta visa incentivar as ações para a construção de um controle interno preventivo, com foco na gestão e guiado pela legislação. O objetivo é apresentar aos servidores as principais noções sobre Administração Pública e ações de Controle Interno, bem como expor os requisitos necessários para o seu funcionamento e analisar, com os participantes, as possíveis metodologias para a sua implantação. "A capacitação faz parte de um plano da CGM em institucionalizar boas práticas administrativas, antecipando e prevenindo eventuais problemas de gestão", destacou a Controladora e Ouvidora, Maria Elisa.

De acordo com a Assessora Técnica da Secretaria de Infraestrutra (Seinfra), Rafaela Alves, que participou da capacitação, este foi um evento produtivo. "Além da teoria apresentada, os participantes tiveram a oportunidade de aprender com casos práticos, a partir de situações hipotéticas. Vale destacar que as próprias dúvidas que são suscitadas no momento que é partilhado o conhecimento já agrega muito ao servidor, por serem, muitas vezes, as mesmas situações vivenciadas no ambiente de trabalho", disse a servidora.


Tópicos: