1 de fevereiro de 2018
Imprensa
Sedest realiza campanha solidária de doação de sangue no CRAS Triângulo

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Triângulo, realizou nesta quarta-feira, 31, a campanha de doação de carnaval intitulada ‘Caia na folia, com solidariedade em dia!’ para o Hemonúcleo de Juazeiro do Norte.  

Todo ano o Hemonúcleo realiza campanhas para o período que antecede feriados prolongados, em que é necessário preparar estoques para emergências.

Consciente de que doar sangue é um gesto simples e solidário que pode salvar a vida de muitas pessoas, o estudante de engenharia de materiais, Gabriel Lucena, saiu do CRAS Triângulo com o sentimento de dever cumprido. “Sinto que ajudei uma pessoa que precisa desse sangue para ter a vida salva”, disse.

Dezenove usuários fizeram doações de sangue e quatro pessoas de medula óssea. A campanha acontecerá em todos os CRAS, mas ainda sem data definida.

Como ser um doador de sangue

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Cadastramento para doação de medula óssea

Para se cadastrar, o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos de idade, estar saudável, não tenha tido câncer e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Para concluir a etapa, o doador preenche uma ficha com dados pessoais e é coletada uma amostra de 5ml de sangue. O voluntário pode realizar o cadastro em todas as unidades de coleta do Hemoce.


Tópicos: