2 de fevereiro de 2018
Imprensa
Núcleo de Endemias instala telas de proteção em caixas d’àgua

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, por meio do Núcleo de Controle de Endemias, está instalando telas de proteção em caixas d’água descobertas localizadas nas residências do Município. A medida visa reduzir os focos de reprodução para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Ao realizarem o trabalho de inspeção rotineiro, os agentes de endemias identificam os imóveis que apresentam caixas d’agua descobertas ou com tampa quebrada e retornam posteriormente com a metragem necessária de tela para que esta seja colocada. O proprietário do imóvel deve assinar um termo comprovando o recebimento da tela.

Na última semana, os agentes estiveram no bairro João Cabral, onde telaram 27 caixas d’água. Este bairro permanece com elevado índice de infestação predial em relação ao mosquito. Além disso, as caixas são devidamente tratadas para eliminar os possíveis focos do Aedes.

Apesar de essa medida estar sendo realizada, a coordenadora do Núcleo de Controle de Endemias, Mascleide Feitosa, esclarece que a responsabilidade pelas caixas d’água é do proprietário da residência. No entanto, para intensificar o combate ao Aedes, os agentes de endemias estão realizando esse trabalho para auxiliar a população. A coordenadora enfatiza ainda que a colaboração da população é fundamental no processo de redução da incidência do mosquito.

Fotos: Helio Filho


Tópicos: