4 de fevereiro de 2018
Carnaval Cultural de Juazeiro é aberto oficialmente

O lançamento oficial do Carnaval Cultural de Juazeiro do Norte aconteceu na tarde de sábado, 03/02, com apresentação de Junu Ramos e o Bloco da Terreirada Cearense. O palco do evento foi montado na praça da RFFSA, Estação Juazeiro. Os foliões se concentraram no local, ocupando também a Av. Carlos Cruz e parte da Praça Leandro Bezerra de Menezes, também conhecida como Praça das Ourives. O Carnaval Cultural de Juazeiro é realizado pelo Coletivo Carnaval Livre e recebe o apoio da Prefeitura da Juazeiro do Norte. A abertura oficial contou o apoio do Sesc, Unidade Juazeiro do Norte

O Bloco da Terreira da Cearense é um projeto idealizado por Junu Ramos na cidade do Rio de Janeiro há vários anos. O evento cresceu e se tornou um bloco de rua que entre outros elementos, carrega fortemente a marca da cultura popular da região do Cariri como Reisado, bandas cabaçais e outras brincadeiras da tradição popular.

Para Junu Ramos, líder do bloco, o carnaval no Brasil, principalmente o de rua, acontece em inúmeros lugares com as suas devidas peculiaridades, a partir da identidade cultural de cada povo e de suas manifestações locais. “Podemos identificar a riqueza do nosso país, quando estamos atentos para observar todos os outros elementos encontrados nas manifestações populares. A Terreirada Cearense desenvolve no carnaval um importante papel ao oferecer e dar visibilidade à cultura popular nordestina, suas raízes e tradições”, comenta Junu Ramos que, durante sua apresentação, enfatizou sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, na gestão Arnon Bezerra, que vem buscando valorizar as manifestações artísticas do Município. “Devemos chegar junto nesse trabalho desenvolvido pela Secult, apoiando, mas também levando ideias”, ressaltou Junu.

Já a foliã Luana Margarida Bezerra de Andrade, afirma que o Carnaval Cultural de Juazeiro do Norte foi uma excelente iniciativa por proporcionar uma programação carnavalesca em Juazeiro do Norte aberta ao público. Ela gostaria de ver esse evento se fixar no calendário cultural da região. “Será muito bom se ele crescer cada vez mais. Nos anos anteriores a gente não tinha opção e já em 2018 vemos uma programação bem diversificada”, afirma.

Programação

O Carnaval Cultural de Juazeiro do Norte terá sua continuidade a partir do dia 10 de fevereiro com uma vasta programação e contará com diversas atrações como bandas, blocos de ruas, maracatu, afoxé, bloco infantil, música eletrônica e apresentações da Banda de Música Municipal Padre Cícero com repertório composto de músicas carnavalescas.

Fotos: Helio Filho