4 de fevereiro de 2018
Imprensa
Juazeiro do Norte será a primeira cidade do interior do Brasil a receber o sinal aberto da TV Senado

O Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, garantiu total apoio para a implantação do primeiro canal aberto da TV Senado do interior do Brasil no Município. A perspectiva é que o sinal institucional esteja em funcionamento a partir do mês de setembro deste ano. O chefe do Executivo se reuniu na tarde da última sexta-feira, dia 02, com os técnicos João Carlos Barizon, chefe da Coordenação de Transmissão de TV e Rádio, e Luís Carlos Fonteles, assessor técnico da Secretaria de Comunicação do Senado. O assessor destacou a importância da administração para a conquista.

O objetivo desse primeiro encontro, foi definir o apoio necessários e dar encaminhamento ao protocolo de intenções para trazer o sinal digital aberto 24 horas da TV Senado e ceder uma subcanalização ao Município. Posteriormente, será elaborado o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal e o Senado, no qual estariam estabelecidas as responsabilidades dos partícipes na iniciativa. O documento será assinado durante solenidade com data ser determinada, em Juazeiro do Norte. O acordo ainda prevê a instalação futura da Rádio Senado. 

Os técnicos destacaram a importância de Juazeiro do Norte para a instalação da TV Senado, como Município determinante para a implantação de novas emissoras em outros estados do País. “O Município é tão importante nesse processo, que é dele que estão dependendo os outros”, afirmou Luís Carlos Fonteles.

Pioneirismo

Barizon ressalta a iniciativa do Presidente do Senado, Eunício Oliveira, nesse processo, com todo o apoio que ele tem dado para a liberação e encaminhamento dos procedimentos legais. O Chefe da Coordenação de Transmissão ressaltou, ainda, a iniciativa do Presidente do Senado de municipalizar o sinal da TV Senado, e por isso Juazeiro do Norte e o Cariri assumem uma relevância nesse processo, pelo pioneirismo. “É a primeira cidade que o Senado toma a iniciativa de oficializar. É possível viabilizar o projeto apenas com a parceria do Município, da qual já estamos tendo um sinal positivo do Prefeito Arnon Bezerra”, disse Fonteles. As responsabilidades dos parceiros estarão definidas no acordo de cooperação técnica.

Uma visita técnica foi realizada ao local da torre. Um dos passos determinantes já foi dado, conforme o assessor técnico, Fonteles, que é a infraestrutura para a instalação do transmissor. “Esse já é um bom caminho para o adiantamento do processo, faltando apenas alguns ajustes”, afirmou.

Projeção regional

O Prefeito Arnon Bezerra esteve em Brasília em dezembro do ano passado para tratar do assunto e destacou o apoio irrestrito para a vinda da TV Senado para Juazeiro do Norte, com abrangência regional, determinante no processo de divulgação da cultura e desenvolvimento do Cariri. O Chefe do Executivo ainda destacou a importância cultural do Juazeiro do Norte e do Cariri para o mundo, com sua riqueza peculiar e que poderá gerar matérias até nacionalmente, para serem apresentadas na grade de programação da TV Senado, com material de grande qualidade.

A equipe de comunicação da administração municipal esteve participando da reunião, tendo à frente o Secretário Especial de Comunicação, Ricardo Alcântara, além do Secretário Interino de Cultura, Renato Fernandes, o Chefe de Gabinete, Nildo Rodrigues, o Procurador, Micael François, e o interlocutor técnico da equipe, Roberto Bulhões.

Programação diversificada

Atualmente o pedido para a liberação do canal está em andamento. A programação será diversa e independente, conforme a equipe técnica. Na ocasião, o Prefeito Arnon Bezerra ainda propôs a possibilidade de, posteriormente, ser realizada parceria com outros prefeitos da região, destacando a importância histórica de cada Município. Segundo Barizon, o desafio nesse momento para Juazeiro do Norte é poder criar uma TV com Programação de porte.

Galeria de fotos


Tópicos: