8 de fevereiro de 2018
Carnaval da Saúde leva atividades e orientações para a população

Com o tema “Carnaval com Saúde é só diversão! Todos na folia contra a AIDS, as hepatites virais e o mosquito Aedes aegypti”, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte deu início a uma série de ações e serviços que visam conscientizar a população sobre como aproveitar as festividades de Carnaval de forma segura e saudável.

Na manhã desta quinta-feira (08), o Grupo Vida Ativa, projeto do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF 02, promoveu na Praça da Alegria, bairro Novo Juazeiro, em parceria com o Núcleo de Mobilização Social, Infectologia, Atenção Primária à Saúde, Programa Saúde na Escola e Banco de Alimentos, uma manhã de atividades físicas e orientações em saúde.

Em clima descontraído e vestindo fantasias, os integrantes do grupo receberam orientações nutricionais para o carnaval, como por exemplo, tomar café da manhã com proteínas, carboidratos e frutas ricas em água, para não faltar energia e não desidratar, e também evitar alimentos muito gordurosos, que demoram a fazer a digestão, dando preferência a lanches mais leves.

Foram distribuídos ainda preservativos masculinos, gel lubrificante e informativos com orientações sobre as formas de se evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Além disso, foi enfatizada a prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, com orientações sobre os devidos cuidados com a armazenagem do lixo. No final das atividades, foi servido um café da manhã saudável para os participantes.

Já no final da tarde, as atividades aconteceram na Rodoviária Municipal, onde representantes do Núcleo de Mobilização Social, Infectologia e Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), intensificaram o trabalho de prevenção à AIDS e demais DST’s, distribuindo preservativos, gel lubrificante e informativos para os passageiros que estavam embarcando ou comprando passagens para viajar, como também para os funcionários da rodoviária e demais trabalhadores do local.