14 de fevereiro de 2018
Imprensa
I Carnaval Cultural de Juazeiro do Norte é encerrado após 4 dias de folia

O Carnaval Cultura de Juazeiro do Norte teve seu encerramento nesta terça-feira, 13 após quatro dias de muita folia e diversão. Com realização do Coletivo Carnaval Livre, o evento e contou com o apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, além de diversos segmentos da iniciativa privada. A festa foi marcada pela tranquilidade e a presença de foliões de todas as idades.

O Carnaval Cultural rompeu uma sequência de vários anos sem essa festividade no Município, oferecendo aos foliões uma alternativa para aqueles que não quiseram ou não puderam viajar.

Ao todo, a programação contou com 16 blocos que passaram pelo Polo da Folia, estabelecido na praça do Teatro Marquise Branca, além de bandas e concursos de máscaras.

A estudante Juliana de Alencar optou por não viajar neste ano de 2018. Para ela, a programação local superou suas expectativas. “Gostei muito da programação, das brincadeiras e das atrações. Tudo com muita segurança e respeitando a diversidade e as pessoas de várias idades”, comenta.

Resgate

A líder do Bloco “Adeus Amélia”, que participa há 7 anos do Carnaval na cidade de Fortaleza, estreou em Juazeiro do Norte neste ano, segundo sua diretora Ana Célia Fernandes, com intuito de levantar a bandeira das mulheres. “Fico muito feliz com o convite da organização e com a possibilidade de contribuir para o resgaste do Carnaval de Juazeiro do Norte que já estava tão esquecido. Acho que a organização está de parabéns. A Secretaria de Cultura e a Prefeitura têm mesmo que ter esse olhar, trazendo um diferencial nesse Carnaval coletivo”, disse Ana Célia.

Para garantir a tranquilidade dos foliões, a Prefeitura de Juazeiro do Norte buscou realizar um trabalho em conjunto com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Secretaria de Segurança Pública (Sesp), através do Demutran e Guarda Municipal e a Secretaria de Saúde (Sesau). Visando oferecer maior segurança para todos, a Polícia Militar também esteve presente no local.

Na segunda-feira, O Carnaval Cultural de Juazeiro do Norte contou com a banda Tiro Certeiro com repertório tributo a Chico Science, o Afoxé Mãe Teta e apresentação da Banda de Música Municipal Padre Cícero tocando muito frevo, samba e marchinhas de carnaval. O Bloco “Que Bicho é Esse?” abriu a folia.

Durante a apresentação do Bloco foi realizado um concurso de máscaras entre os participantes. O concurso foi realizado pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura (Secult), e teve como objetivo incentivar a confecção de máscaras originais entre os participantes do Bloco.

Para a escolha dos vencedores, foi montada uma banca de jurados composta por Dane de Jade, coordenadora do Escritório Regional da Secult no Cariri, pelo ator André de Andrade e por Francisco Amorim Silva, Técnico da Secult Juazeiro do Norte, que levaram em conta atributos como originalidade e manejo com o chicote, um adereço da fantasia dos mascarados. Foram premiados Michael Jackson Gomes Pereira, em 1º lugar; Carlos Eduardo Oliveira Silva, em 2º, e Rauah Ferreira de Sousa, em 3º lugar.

Fotos: Helio Filho

Galeria de fotos


Tópicos: