21 de fevereiro de 2018
Imprensa
Cariri recebe Fórum de estimulo à Cultura de Exportação

No intuito de Fomentar a Cultura Exportadora entre as Indústrias da região do Cariri, o Governo do Estado do Ceará e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) realizará o Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora no Cariri. O evento terá início 8h30 desta sexta-feira, 23, no Centro de Convenções do Cariri, em Crato.

Na ocasião, autoridades, empresários e especialistas em exportações dialogarão sobre medidas voltadas às indústrias para incentivar a comercialização no exterior, tonando o setor mais competitivos no mercado externo A programação conta com apresentações de órgãos como o MDIC; a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará).

Com economia em ascensão, o Cariri tem potencial para fortalecer a participação do Estado do Ceará no mercado internacional. De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, o evento possibilitará que as Indústrias locais identifiquem possibilidades de ampliação e fortalecimento da sua produção, a partir da exportação.  “No mês de janeiro deste ano Juazeiro do Norte já registrou ótimos resultados em exportações e importações. Com este evento do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do MDIC, alavancaremos ainda mais o potencial do nosso município”, ressalta. 

Programação

Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora no Cariri

08h30 Recepção e credenciamento de participantes

09h00 Abertura

09h30 Panorama do comércio exterior do Brasil e do Ceará e instrumentos de apoio ao setor exportador | Palestrante: Herlon Brandão, diretor do Departamento de Estatísticas e Apoio à Exportação (Secex/MDIC)

09h50 Cultura exportadora como fator de competitividade para as empresas |Palestrante: Sérgio Ferreira, Coordenador Escritório Apex-Brasil Nordeste.

10h20 Perguntas

10h35 CIPP: novas soluções para as exportações cearenses |Palestrante: Rebeca Oliveira, Diretora Comercial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP SA

10h55 Zonas de Processamento de Exportação: oportunidades de investimento para o setor produtivo no Ceará |Palestrante:  Thaíse Dutra, Secretária-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE)

11h25 ZPE do Pecém: características e oportunidades de investimento| Palestrante Mário Lima, Presidente da Companhia Administradora da ZPE do Pecém – ZPE Ceará

11h45 Perguntas

12h00 Encerramento


Tópicos: