7 de março de 2018
Programa de Aração de Terra 2018 atende 600 agricultores

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri), já atendeu cerca de 600 agricultores, somente este ano, através do Programa de Aração de Terra (PAT 2018). A área atendida chega a 1.500 tarefas de terra. Em 2017, foram aradas 997 tarefas de terra e cerca de 417 agricultores foram beneficiados com os serviços.

A procura foi muito intensa. Num primeiro levantamento seriam 1300 tarefas de terra arada, mas com a grande demanda, o número aumentou e superou as expectativas da Secretaria. O trabalho é realizado através da parceria da Prefeitura Municipal com as associações dos trabalhadores rurais, principalmente aquelas que possuem trator. Este trabalho agiliza o serviço de aração e o agricultor poderá em menos tempo iniciar o plantio.

Os tratoristas antes eram pagos por tarefa arada, agora são pagos por hora de serviço trabalhado, o que antecipa e facilita o trabalho do agricultor. A Seagri, também neste ano, entrega a terra arada e plantada, graças a aquisição de uma máquina plantadeira. O Prefeito Arnon Bezerra no ano de 2017 assegurou que esse trabalho seria realizado e em 2018 já foi colocado em prática. A meta agora é ampliar o serviço para que todos os agricultores recebam sua terra plantada e arada.

O Prefeito destaca a importância das ações do Município que resultam em melhorias para o homem do campo. “Na zona urbana a gente vê a presença do Governo, na zona rural da mesma forma, e nada melhor que a Prefeitura oferecer ao homem do campo toda a estrutura necessária para que a safra seja farta”, afirmou.

Já Romão França enaltece o empenho da gestão em fazer com que o homem do campo tenha melhores condições e garantias para o seu trabalho. “É escutando o povo que nós trabalhamos, ouvimos as pessoas e agora estamos colocando em prática o que foi solicitado por eles e outras ações que fortalecem a agricultura de Juazeiro do Norte”, destaca.