15 de março de 2018
Imprensa
Oficina de Roteirização do Turismo debate o fortalecimento do setor no Cariri

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), participou, nesta terça-feira, 13, da Oficina de Roteirização do Turismo da Região do Cariri, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na ocasião, foram identificadas as rotas estratégicas de turismo da região e discutidas medidas para fortalecer essa atividade nos Municípios do Cariri.

Estiveram presentes na ocasião o Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Junior Feitosa, com a equipe da Secretaria, representantes do Poder Público dos Municípios de Crato, Barbalha, Assaré, empresários que formam o Trade turístico da região do Cariri e Guias. Iniciativa Pública e Privada debateram maneiras de fortalecer o turismo a nível regional.

“Estamos buscando uma forma de alinhar as potencialidades turísticas do Cariri e de forma conjunta atrair turistas para conhecer nossa região. Essa iniciativa do Sebrae, possibilita que construamos um roteiro turístico do Cariri. Haverá um nivelamento padronizado nesta roteirização, que abranja as potencialidades turísticas de cada Município”, explica Junior Feitosa. A oficina foi o primeiro passo, de um trabalho realizado em conjunto e gerenciado por um Conselho de Desenvolvimento Turístico do Cariri.

Fortalecimento do Turismo

De acordo com a Consultora de Turismo do Sebrae, Paula Costa, a oficina de Roteirização do Turismo da Região do Cariri, foi elaborada de acordo com as premissas do Ministério do Turismo (MTur), seguindo a metodologia já estabelecida para criação de roteiro. “Nosso intuito é identificar as potencialidades e dificuldades de todos os Município que compõe a rota turística do Cariri, construindo um roteiro turístico que respeite a identidade e particularidade de cada Município”, afirma.

A oficina também explanou a importância de se realizar um trabalho em conjunto, com uma gestão compartilhada entre órgãos públicos, trade turístico e comunidade. Pois o crescimento do turismo gera melhorias para a economia e possibilita a transformação dos moradores de uma determinada região em investidores e beneficiados do investimento.

Fotos: Helio Filho

Galeria de fotos


Tópicos: