16 de março de 2018
Dia do Ouvidor

O Ouvidor tem como função ouvir, mediar e estabelecer o diálogo entre o cidadão e o Município. No ano de 2017 a função do Ouvidor do serviço público se fortaleceu, devido a implantação do sistema de ouvidoria, o E-SIC, que tem como propósito garantir a efetividade do acesso à informação pública.

A Lei n.º 12.527/2011 regulamenta o acesso à informação, prestigiando o trabalho da Ouvidoria. Ela dispõe sobre direito à informação em cumprimento ao conjunto de padrões estabelecidos, com base nos melhores critérios e práticas internacionais. A Ouvidoria de Juazeiro do Norte cumpre, rigorosamente, os procedimentos para a atuação de ouvidorias no âmbito do Poder Executivo Municipal. “É uma grande conquista para nós e a sociedade juazeirense, tendo em vista que este reconhecimento promoverá melhorias na prestação dos serviços públicos e no atendimento ao cidadão”, destacou a Ouvidora Maria Elisa.

Balanço anual

Em 2017 foram registrados, em Juazeiro do Norte, 369 atendimentos junto ao sistema de Ouvidoria, onde 51,6% foram pessoas do gênero masculino e 46,5% feminino, bem como 1,9% representados por pessoas jurídicas. Dos representados nesta amostra, 51,3% tem definido como escolaridade o grau de superior completo, 22,1% Ensino médio e 1,3% se declarou não alfabetizado.

No tocante à situação das demandas apresentadas à Ouvidoria de Juazeiro do Norte, dos 369 atendimentos foram concluídos 364 o que representa um percentual de 98,6% das demandas submetidas à Ouvidoria, concluídas. Somente 1,1% das demandas foram indeferidas e o restante não respondidas e/ou prorrogadas.

Isso reforça a missão da Ouvidoria em garantir ao cidadão de Juazeiro do Norte, uma escuta ativa. Desse modo, o cidadão fala, a Ouvidoria escuta e a Prefeitura atende. Para garantir seus direitos, o usuário poderá apresentar manifestações perante à administração pública acerca da prestação de serviços públicos, através do sítio eletrônico do município http://www.juazeiro.ce.gov.br ou http://ouvidoria.juazeiro.ce.gov.br.