24 de março de 2018
Juazeiro do Norte comemora os 174 anos do Padre Cícero

Mais de 5 mil pessoas se reuniram no largo da Igreja do Socorro, na noite desta sexta-feira, 23, em comemoração do natalício do fundador de Juazeiro do Norte, Padre Cícero Romão Batista, nascido em 24 de março de 1844. Os tradicionais festejos com Caldo da Nair, concurso e bolo do Padre Cícero, apresentação dos seresteiros, além dos shows de Cila Braz, Jota Farias e Matheuzim, animaram o aniversário.

Desde o último dia 20, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, sob a coordenação da Secretaria de Turismo e Romaria, em parceria com a Cultura e demais Secretarias Municipais, tem organizado programação diversificada para a 36ª Semana Padre Cícero, com o objetivo de fortalecer as tradicionais manifestações culturais e religiosas em torno do natalício do Sacerdote.

O aniversário

Na noite do aniversário, o Prefeito Arnon Bezerra, acompanhado pelo Vice-Prefeito Giovane Sampaio, Secretários Municipais, Vereadores e o Pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Cícero José, dentre outras autoridades, deu início à cerimônia que reuniu milhares de pessoas.

Na ocasião, o Gestor Municipal parabenizou o Padre Cícero, ressaltando o legado deixado pelo sacerdote não só para Juazeiro do Norte, mas para todo o Nordeste. “Neste dia todos os juazeirenses de nascimento ou de coração compartilham da mesma felicidade. Reunidos para comemorar os 174 anos do nascimento do Padre Cícero. Para nós é motivo de orgulho, porque além de renovar a nossa fé estamos dando continuidade ao trabalho iniciado pelo fundador do Município, que tanto se dedicou para tornar essa cidade próspera”, afirma Arnon Bezerra.

Tradição

A vasta programação de aniversário do fundador de Juazeiro do Norte, contou com apresentações e premiação dos seresteiros, cantores populares de um gênero musical que tanto agradava o Padre Cícero em vida. Houve também um bolo de 174 metros, que media exatamente a idade de nascimento do Sacerdote. Além do bolo gigante, as famílias se reuniram para o 5º concurso do bolo Padre Cícero, que premia com um troféu o bolo mais bonito.

Há 30 anos a distribuição do famoso Caldo da Nair faz parte da festa de aniversário do Padre Cícero. Este ano a Prefeitura apoiou a tradição, que distribuiu 6 mil caldos. O Caldo de Nair é uma marca de fé, segundo sua sobrinha, Maria Aparecida Silva. “Como minha tia era seresteira e muito devota do Padre Cícero, teve a ideia de homenageá-lo servindo um caldo para animar as pessoas que se reuniam para esperar dar meia-noite. A ideia foi crescendo e ganhando apoio, hoje temos mais de 40 colaboradores que participam desta tradição”, explica.

Fotos: Samuel Macedo