2 de abril de 2018
Tradicional subida ao Horto reúne milhares fiéis na Sexta-feira da Paixão

Em Juazeiro do Norte, milhares de fiéis celebraram a Sexta-feira da Paixão, subindo a Rua do Horto até a estátua do Padre Cícero. No trajeto, estátuas relembram os últimos passos de Jesus Cristo antes da crucificação, simbolizando as 15 estações da Via Sacra. À noite, mais de 2 mil pessoas prestigiaram a 25ª edição do espetáculo “A paixão de Cristo”, apresentado pela Comunidade Jesc, no Bairro do Limoeiro, que este ano contou com o apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Turismo e Romaria. O Prefeito assistiu ao espetáculo e garantiu apoio à comunidade nas próximas edições. São 25 anos de apresentações do teatro popular a céu aberto.

Seguindo a tradição, o Prefeito Arnon Bezerra, acompanhado pelo Vice-Prefeito, Giovanni Sampaio, e os Secretários de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, Agricultura e Abastecimento, Romão França, Secretário Especial de Articulação Política, Roberto Celestino bem como o secretário-adjunto do Gabinete do Governador do Estado do Ceará, Fernando Santana, além de familiares, realizou a caminhada até à Colina do Horto.

A caminhada iniciou às 7h30, no Memorial Padre Cícero, e seguiu pela rua do Horto, com uma breve parada na Pedra do Joelho, onde foi instalado um cercado de madeira e palha, com uma placa contando um pouco a história do local, além de quadros com as imagens do Padre Cícero, Maria e Jesus, afixados. Em seguida, a multidão seguiu até a estátua do Padre Cícero, como manda a tradição.

Para o Gestor essa é uma importante manifestação de fé, que faz parte da tradição do Juazeiro do Norte. “Essa caminhada nos traz à lembrança do Padre Cícero, nos faz pensar o início de Juazeiro do Norte, o que a cidade se tornou e o que projetamos para o futuro. Essa é uma bela demonstração de fé. Todas as vezes que estou em Juazeiro do Norte realizo esta caminhada e pretendo continuar fazendo sempre”, ressalta Arnon Bezerra.

Apoio

A Prefeitura Municipal instalou faixas de boas-vindas no início da ladeira da Rua do Horto e no final do percurso. Com segurança intensificada pela Guarda Civil Municipal (GCM), que atuou de forma preventiva fiscalizando o local, e pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demuntran) que interditou a rua, proibindo o fluxo de veículos, das 22h da quinta-feira, às 18h da sexta-feira, para evitar acidentes. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos organizou a limpeza do local antes e após a Sexta-feira da Paixão, enquanto a Secretaria de Saúde disponibilizou equipe de primeiros socorros e ambulância no horto, para dar assistência aos visitantes durante à Via Sacra.

Fotos: Anderson Duarte