4 de abril de 2018
Imprensa
Prefeito Arnon Bezerra abre conferência que debate implementação da Base Nacional Comum Curricular

Juazeiro do Norte largou na frente de todos os municípios do Ceará ao realizar a Conferência Municipal de Educação: Sensibilização e Mobilização para a Implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, abriu o evento oficialmente, na tarde desta terça-feira, 3, realizado por meio da Secretaria de Educação, no auditório do Memorial Padre Cícero, e contou com a presença de secretários municipais da região. O objetivo foi sensibilizar e mobilizar para a implementação da Base Nacional Comum Curricular a partir de um regime de colaboração.

Após a abertura, foi realizada palestra com João Paulo Cêpa, Especialista na área de Currículo, Consultor Pedagógico da Fundação Lemman e Programa Formar. Ele trouxe orientações para o desenvolvimento desse material, a partir de uma construção coletiva, de forma a priorizar a igualdade de direitos às aprendizagens essenciais.

O Memorial esteve lotado para a palestra, com agentes da rede municipal de ensino, das Credes 18, 19 e 20, Fundação Lemann, Secretaria Estadual de Educação e Secretários Municipais de Educação de outros municípios do Cariri, membros do Conselho Municipal e Estadual de Educação, Undime e Consed e Ministérios Público Estadual.

De acordo com a Secretária Maria Loureto de Lima, a BNCC já foi homologada pelo Ministério da Educação (Mec), o qual já autorizou as redes de ensino a elaborarem seus documentos que nortearão as atividades educacionais para o ano de 2019. Segundo ela, Juazeiro do Norte foi o primeiro município cearense a iniciar os debates.

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, destacou, emocionado, o trabalho que vem sendo desenvolvido para os avanços na área educacional e reiterou o seu apoio para que a educação evolua mais ainda no Município, como o mais importante setor a ser trabalhado durante os quatro anos da administração. Segundo ele, em nenhum momento poupará esforços para que o melhor aconteça. Se for o caso, trará profissionais capacitados de outras localidades, para oferecer qualificação docente.

Homenagem ao gestor

O Prefeito foi homenageado com um troféu pela Fundação Lemman, com destaque para o esforço que vem empreendendo em prol do fortalecimento da Educação, além do reconhecimento do Gestor Municipal para a efetivação da parceria que visa melhorar a qualidade da Educação de Juazeiro do Norte. Conforme Arnon Bezerra, o Professor é o mais importante personagem no processo de formação. 

“Tenho que externar a minha profunda gratidão ao receber esse troféu que traz a marca de uma fundação tão importante que é a Fundação Lemman. Estou vendo que Juazeiro do Norte se propõe a fazer uma nova história e ser parceiro de cada município da Região do Cariri e do Estado do Ceará. Em nome dos nossos filhos e dos nossos netos, meu muito obrigado”, ressaltou.

A Secretária de Educação, Professora Loureto ressaltou todo o empenho em prol da melhoria da educação em todos os setores, com resultados positivos nas avaliações.

Segundo ela, essas conquistas têm a ver com o apoio incondicional do Prefeito Arnon Bezerra, que abre espação para que importantes parcerias se estabeleçam, a exemplo da Fundação Lemman, Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Centro Universitário Leão Sampaio, Estácio FMJ, SESC, entre outras instituições. A Secretária ainda enfatizou a importância do amor, do afeto desenvolvido pelo professor ao aluno, no ato de ensinar, como vem ocorrendo, para que, de fato, possam ser somadas importantes transformações no processo de ensino e aprendizagem.

Segundo Loureto, é importante destacar que as primeiras reformas de escolas do Município já estão sendo concluídas, conforme os engenheiros responsáveis pelos trabalhos, iniciando uma segunda etapa de unidades a passarem pelas melhorias. Serão mais de 90 unidades recuperadas em Juazeiro do Norte. Além disso, os professores receberão computadores e os alunos, novo fardamento.

Currículo  

Maria Loureto de Lima explica que no currículo do Município deverão constar a intenção pedagógica que Juazeiro do Norte tem. “Definimos nosso programa pedagógico que irá caminhar ao encontro da base curricular e que estará em sintonia com as bases Estadual e Nacional”. A Secretária afirma que o documento será elaborado a partir dos programas que a Seduc vem implementando ao longo dessa gestão como o Sistema Único de Avaliação e o programa Escola Integradora.

De acordo com a secretária, o currículo de Juazeiro do Norte estará pronto até o mês de setembro e a celeridade no processo se dá já a partir da realização da conferência desta terça-feira. “Nós vemos a iniciativa de Juazeiro do Norte em começar essa discussão com muito entusiasmo. Nos colocamos também dentro da posição de motivadores para que esse processo aconteça em toda a rede de ensino”, disse.

Galeria de fotos


Tópicos: