11 de abril de 2018
Concluída a implantação da horta no Restaurante Popular

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri), concluiu a implantação da primeira das 265 hortas que serão instaladas nos equipamentos públicos de Juazeiro do Norte. Esta ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Agricultura, pelo projeto Saúde na Mesa, que conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Secretaria de Educação (Seduc) e também da Secretaria de Cultura (Secult).

O objetivo do programa é trazer para a cidade um pouco da zona rural, para que crianças, jovens e adultos conheçam o processo de produção do alimento, do plantio até a colheita. Foram plantadas as seguintes culturas: cebolinha, cenoura, beterraba, rúcula, coentro, tomate, cereja, alface, couve-flor, milho, feijão, macaxeira, manjericão, hortelã e batata.

Em outra área, serão plantadas árvores frutíferas como mamão e acerola. Para o titular da pasta Seagri, Romão França, o programa é importante para estimular a agricultura na zona urbana. “Este programa de fomento a agricultura na zona urbana é muito importante, além de estimular a população, faz com que os equipamentos municipais produzam as próprias frutas, verduras e legumes”, afirmou.

O projeto agora entra na fase de expansão. Os próximos equipamentos que receberão a equipe técnica da Seagri para a implantação das hortas são as cozinhas comunitárias. O planejamento já está em construção e a Seagri quer concluir as implantações até o final do mês de abril.

Fotos: Anderson Duarte