11 de abril de 2018
Sedeci dialoga sobre integração de Juazeiro do Norte na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, reuniu-se com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para dialogar sobre a integração do Município de Juazeiro do Norte na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. Na ocasião, o Superintendente do Sebrae - Ceará, Joaquim Cartaxo, reforçou apoio às iniciativas da Gestão Municipal e elogiou o trabalho de fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo que a Sedeci tem realizado no Município. O encontro aconteceu no último dia 06.

Atualmente a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco é composta por 180 cidades de 72 países, que trabalham em conjunto para posicionar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos, fortalecendo assim o desenvolvimento urbano, através de parcerias entre o setor público, privado e sociedade civil. A Unesco definiu sete segmentos da economia criativa como parâmetro para o trabalho da rede, são eles: artesanato, arte digital, cinema, designer, gastronomia, literatura e música.

Ao pensar em integrar Juazeiro do Norte a essa rede é necessário potencializar um desses segmentos, que seja característico do Município. Nesta perspectiva, foi pensado no artesanato como segmento promissor, compondo a identidade de Juazeiro do Norte. Para o Secretario Michel Araújo, essa é uma oportunidade de fortalecer o desenvolvimento econômico, potencializando o turismo, dando visibilidade mundial à produção artesanal local. Assim serão criadas frentes de trabalho para que o Município possa mapear suas potencialidades e ter possibilidade em adquirir o título.

Parcerias

A reunião também possibilitou a consolidação da parceria do Sebrae para realização do Campus Party Day em Juazeiro do Norte, além do apoio ao Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo do Cariri (CRIE), iniciativas de grande importância para o fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo local, uma prioridade da Gestão Arnon Bezerra, que tem trabalhado para tornar o Município uma Smart City, que ofereça cada mais qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento econômico aos seus Munícipes.

Fotos: Helio Filho