15 de abril de 2018
Juazeiro do Norte realiza Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) realizou, na última quinta-feira, 12, a I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento aconteceu após várias etapas preparatórias nas escolas municipais, através da realização de oficinas e conferências onde os alunos tiveram a oportunidade de elaborarem projetos e assistirem palestras com temas voltados para os cuidados com o meio ambiente.

A I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, faz parte da programação da V Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, organizada pelo Ministério da Educação e o Ministério do Ambiente. Ela acontece em diversas etapas, desde a fase realizada nas escolas, a fase municipal, regional, estadual e nacional e tem o objetivo de trazer as escolas do país para também se inserirem no contexto de debates sobre a preservação da água.

Em Juazeiro do Norte, o tema discutido foi “Vamos Cuidar de Juazeiro cuidando das águas”, que dialoga com o tema proposto em nível nacional “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das águas”.

Os estudantes apresentaram diversos projetos construídos nas etapas anteriores na forma de Planos de Ação traduzidos em materiais de Educomunicação (jornal, vídeo, gibi, rádio, etc.). Os trabalhos apresentados sugerem formas sustentáveis de se cuidar bem da água utilizada na escola e no seu entorno, pela comunidade.

Cada escola foi representada por um(a) delegado(a) e um(a) suplente, autores dos projetos selecionados. A conferência elegeu dois projetos para representarem Juazeiro do Norte na etapa Regional, que será realizada pela 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 19).