25 de abril de 2018
Núcleo Marcus Jussier recebe estagiários do Curso de Música da UFCA

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, através do Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, está recebendo estagiários do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Cariri (UFCA) com o objetivo de proporcionar uma vivência na esfera de desenvolvimento artístico no aprendizado a partir da oralidade. O trabalho consiste na construção de uma orquestra e acontece através de práticas conjuntas e é possível devido a um convênio firmado entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte e a UFCA e conta com a parceria do Centro de Artes do Cariri, uma escola de saberes que tem a missão de dialogar os conhecimentos da cultura popular com pesquisadores, professores, centros de ensino e universidades.
De acordo com a Coordenadora do Núcleo Marcus Jussier, Maria Gomide, essa prática em conjunto se tornou uma porta para aproximar esses estudantes do universo da cultura popular.

A metodologia consiste em dois encontros semanais, quando acontecem ensaios e a produção de uma música com a participação de todos os envolvidos. A construção da música acontece de forma vivencial e os estudantes ainda têm a oportunidade de conviver com os grupos da tradição popular, como, por exemplo, o ensaio do Guerreiro da Mestra Margarida. A atividade faz parte de um programa de formação musical que engloba uma série de atividades, inclusive a preparação do Ciclo de Reis, integrando uma leva de músicos que possam participar do evento que acontecerá no final do ano, tocando e brincando juntamente com os grupos da tradição.

O estudante do sétimo semestre do Curso de Licenciatura em Música, Helio di Souza, considera que a experiência tem sido muito gratificante e contribuído para que a música da cultura popular  também chegue à universidade. “É uma experiência fantástica, visto que estamos construindo algo juntos. Esse contato com a cultura popular é muito importante”, comentou o estudante.

Maria Gomide destaca que essa é uma das formas de atuação da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação, que é realizar um trabalho de base e formações. “Considerando que a arte é viva, que cria e se recria a todo momento, nosso trabalho é fazer uma base de formação em diálogo, através ensaios entre os estudantes e os grupos da tradição, e tem sido um trabalho muito bonito”, finaliza Maria Gomide.