26 de abril de 2018
Sedeci discute fortalecimento de ecossistema de inovação e empreendedorismo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), reuniu-se nesta quinta-feira, 26, com representantes de instituições de ensino superior, entidades de fomento à inovação e iniciativa privada, para debater a importância de se construir um ecossistema de inovação e empreendedorismo no Município de Juazeiro do Norte. Na ocasião, foram apresentadas as ações no campo da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo que a Sedeci tem realizado através da parceria entre iniciativa pública, privada e academia.

Na reunião, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, destacou algumas características do Município, desde a sua localização estratégica pela equidistância com todas as capitais do Nordeste, ao forte desempenho nos polos acadêmico, calçadista, gastronômico, de saúde e artesanato. O Município é o segundo destino turístico religioso do Brasil e chega a receber mais de 2,5 milhões de fiéis por ano.

“É importante termos uma união das instituições que desenvolvem a ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo no Município. Isso é fundamental para fortalecer os agentes parceiros na criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo, de forma que possamos alavancar os nossos cases para o mundo. A Gestão Municipal tem dado atenção ao desenvolvimento da inovação e tecnologia do Município. O Prefeito Arnon Bezerra tem incentivado a consolidação do conceito de Smart City em Juazeiro do Norte, para que, na prática, possamos proporcionar melhorias na qualidade de vida da população”, explica o Secretário.

Reconhecimento

Uma agenda voltada ao fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo foi um dos pontos debatidos na reunião. O Município sediará em 2018 importantes eventos no campo da inovação e empreendedorismo, tais como: Campus Day (Versão da Campus Party), Programa de Aceleração de Startups Sebrae, Startups Day, Semana Global do Empreendedorismo, Hackday Enel, além da consolidação do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo (Crie) e o apoio a realização da Startup Weenked. Ações que comprovam o reconhecimento e repercussão que Juazeiro do Norte tem tido a nível nacional e global.

Para a Gestora de Projetos do Sebrae, Elizangela Andrade, é fundamental o trabalho que a Sedeci está realizando em Juazeiro do Norte, para o desenvolvimento de toda a região do Cariri. “O Sebrae reconhece o trabalho que a Prefeitura Municipal, através da Sedeci, está desenvolvendo, promovendo muitas ações que contribuem para o desenvolvimento da região e o fortalecendo das micro e pequenas empresas e dos potenciais empreendedores do campo da inovação. Esse protagonismo da Secretaria é importante pois está conseguindo conectar diversos parceiros com um foco em comum proporcionar o fortalecimento desse ecossistema”, afirma.