7 de maio de 2018
Prefeito Arnon Bezerra se reúne com moradores da Capitão Coimbra e solicita urgência na solução de situação de risco

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, esteve reunido no último domingo, 6, e nesta segunda-feira, 7, com moradores das casas em situação de risco da Rua Capitão Coimbra, no bairro João Cabral. Na ocasião ele conversou com os moradores, garantindo que todas as ações que puderem ser feitas pela administração municipal serão realizadas, para retirar os moradores da situação de risco.

Ao meio-dia desta segunda feira, 7, estiveram em reunião numa das casas além do Chefe do Executivo, a secretária Executiva de Infraestrutura do Município, Zoia Ayres Moura, o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Sandoval Barreto, além dos técnicos da (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará) Cagece. Os laudos para comprovar a quem compete a responsabilidade do problema ainda estão em andamento. Enquanto isso, o Prefeito Arnon Bezerra solicitou o encaminhamento com celeridade do aluguem social para os moradores.

A Coordenadora dos Benefícios Eventuais da Sedest, Rita de Cassia Quesado Alencar, afirma já estão sendo encaminhados alguns benefícios relacionados ao aluguel social, que pode chegar até R$ 600,00. Para a concessão são observados critérios da Defesa Civil e da Secretaria.

Equipes técnicas e operacionais da Cagece avaliaram o sistema de esgoto condominial e informaram que essa parte se encontrava sobrecarregada com águas pluviais de todas as casas que apresentaram rachaduras, além de lixo. “Foram feitas as desobstruções e constatou-se que as edificações são precárias, feitas sobre um aterro. O que se percebeu também após toda limpeza é que a rede condominial está funcionando plenamente”, informou o engenheiro fiscal de obras da Cagece, Rondon Madeira.

A Prefeitura, por meio da Sedest, irá dar todo o apoio que lhe compete, às famílias atingidas. Já a Seinfra irá contatar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para fazer uma avaliação mais precisa dos danos sofridos pelas residências, bem como da área como um todo.

Defesa civil

A Defesa Civil estará na manhã desta terça-feira, 8, com assistentes sociais, na Capitão Coimbra, para informar aos moradores sobre a interdição das casas e assinatura de termo de responsabilidade, com engenheiro responsável pelo laudo. Serão prestadas orientações a respeito dos encaminhamentos do aluguel social, destinado aos moradores.

O Prefeito destacou que mesmo o problema não sendo de responsabilidade da prefeitura ou mesmo da Cagece, encaminha as pessoas para o aluguel social, em função da situação de risco. “Não quero que nenhuma sofra maiores problemas. Não vou ver pessoas necessitadas e ficar alheio à situação”, afirmou ele.

Os moradores já receberam a visita da coordenadoria da Defesa Civil, que teve por objetivo identificar a situação estrutural dos imóveis, encaminhar para os órgãos competentes a solicitação de laudo técnico e acompanhamento assistencial para as famílias com imóvel em situação de risco. A visita técnica foi solicitada pelos próprios moradores que, ao perceberem rachaduras nas casas, procuraram a Defesa Civil solicitando auxílio. “Nós detectamos que existem nove residências na Rua Capitão Coimbra em situação de risco. A Defesa Civil fez notificação de interdição destes imóveis e orientou as famílias para solicitar o aluguel social.