7 de maio de 2018
Imprensa
Seagri realiza mais uma colheita na horta do Restaurante Popular

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) já iniciou a implantação das primeiras hortas que serão instaladas nos equipamentos públicos de Juazeiro do Norte. Esta ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Agricultura Urbana, pelo projeto Saúde na Mesa, que conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Secretaria de Educação (Seduc) e também da Secretaria de Cultura (Secult).

A primeira foi instalada no Restaurante Popular do Município. O objetivo do projeto é fazer com que o equipamento produza os alimentos utilizados nas refeições. Outro objetivo do projeto é trazer para a zona urbana da cidade um pouco da zona rural. Para que crianças, jovens e adultos conheçam o processo de produção do alimento, do plantio até a colheita.

A primeira horta já é uma realidade e já cumpre com a sua função, que é abastecer o Restaurante Popular. Algumas hortaliças já tinham sido colhidas e na manhã da última segunda, 07, o titular da Pasta, Romão França, junto com alguns membros do corpo técnico da Seagri, realizaram a primeira colheita de beterraba.

Para Romão França, o projeto já é um grande sucesso. “Nós já estamos abastecendo (o Restaurante Popular) com as folhas verdes, e já com a primeira colheita de beterraba, já foi utilizada na refeição de ontem. Enfim, a horta deu certo. Estamos muito satisfeitos com os resultados que já são notórios”, destacou.

Expansão das hortas

O projeto agora entra na fase de expansão. Os próximos equipamentos que receberão a equipe técnica da Seagri para a implantação das hortas são as Cozinhas comunitárias. Das quatro existentes, a horta da cozinha comunitária do Frei Damião já foi semeada e os canteiros já estão em fase de conclusão. As demais já estão no cronograma da Seagri e até o final da semana, será iniciada a instalação da horta no Centro de Cultura Marcus Jussier.

Fotos: Helio Filho

Galeria de fotos


Tópicos: