9 de maio de 2018
Imprensa
Professor de Juazeiro do Norte apresentará projeto na Irlanda

Um projeto desenvolvido pelo professor Rodrigo Nóbrega Martins, da escola Edward Teixeira Férrer, de Juazeiro do Norte, tem se destacado na rede municipal de Educação. O trabalho consiste na publicação de uma revista em uma plataforma digital, cujo conteúdo é todo feito pelos alunos. Muitos dos textos publicados são resultados de trabalhos escolares da disciplina de Língua Portuguesa que, geralmente, eram descartados após as avaliações.

Angustiado com o destino de toda aquela produção literária, o Professor Rodrigo Nóbrega, desenvolveu a revista eletrônica “Juno”, que compilou os textos produzidos pelos próprios alunos da escola. “Inquietava-me o fato de textos bons e talentosos dos alunos se perderem. Procuramos encontrar um meio para que esses textos pudessem ser aproveitados e compartilhados na própria escola, com outras turmas”, disse o professor, referindo-se aos trabalhos escolares.

Após pesquisas e contato com um professor da universidade da Columbia, nos Estados Unidos, Rodrigo recebeu a indicação para instalar um aplicativo de editoração de revistas desenvolvido por aquela Universidade. 
 

O professor conta que após a publicação da primeira edição da revista, ele inscreveu o projeto em vários editais, fazendo com que o projeto tivesse uma projeção para além do Município de Juazeiro do Norte. Segundo ele, após isso, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) concedeu Menção Honrosa ao projeto pela sua relevância pedagógica, e logo em seguida, ele conquistou a premiação “Professores do Brasil”.

No próximo dia 15 de maio, Rodrigo Nóbrega viajará até à Irlanda, onde apresentará o projeto para o Presidente Michael Higgins e outras autoridades daquele país. A previsão é que a viagem tenha duração de 09 dias.

A revista eletrônica Juno, produzida pelos alunos da escola Edward Teixeira Férrer, pode ser acessada através do endereço eletrônico: http://portalee.com.br/index.php/Juno

Fotos: Helio Filho


Tópicos: