10 de maio de 2018
Imprensa
Saúde realiza segunda oficina para cuidadores dos pacientes do SAD

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), realizou a segunda oficina para cuidadores de pacientes, na tarde desta quarta-feira (09). O momento faz parte do Projeto de Formação Continuada para o Cuidador no Contexto do Serviço de Atenção Domiciliar.

Os cuidadores são as pessoas, com ou sem vínculo familiar com o paciente, aptas para auxiliá-lo em suas necessidades e atividades da vida cotidiana e que, dependendo da condição funcional e clínica do usuário, devem estar presentes no atendimento domiciliar.

Na segunda oficina, foi realizado um momento de ginástica laboral, seguido da explanação do tema “Cuidados gerais aos pacientes acamados e desafios nutricionais na assistência domiciliar”, com o médico Carlos de Sá Barreto, a enfermeira Ana Bruna Macêdo e a nutricionista Lois Macedo. Em um segundo momento, a psicóloga Helena Caroline de Sousa conduziu uma roda de conversa, com o objetivo de prestar apoio psicológico aos cuidadores.

Para a coordenadora do SAD, Rosa Maria Sobreira, este é um momento importante para cuidar de quem cuida. O SAD é responsável pelo atendimento de saúde em domicílio a pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção; que necessitam de cuidados com sondas de alimentação ou para urinar, curativos mais complexos, traqueostomia, ostomia, oxigenoterapia, entre outros paliativos de reabilitação.

Galeria de fotos


Tópicos: