10 de maio de 2018
Seduc realiza reunião com Núcleos Gestores das Escolas Integradoras

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte reuniu diretores administrativos e coordenadores pedagógicos das escolas que fazem parte do Programa Escola Integradora, em sua fase experimental de implantação. O objetivo foi debater questões pertinentes ao andamento do programa nas unidades de ensino, e discutir sobre resultados apresentados desde o início das atividades.

A Secretária de Educação Maria Loureto de Lima destacou a importância da integração das atividades educacionais com as matérias que são os pilares da educação como português, matemática, ciências e estudos regionais e como elas devem contribuir para o desenvolvimento dos alunos no processo educacional. “A Escola Integradora fala da aprendizagem na ordem da disciplina e ela não é apenas para ensinar a ler e a escrever”, ressalta Maria Loureto. Ela reforça que as capacitações das Merendeiras é um grande exemplo sobre o Programa, que inclui nas atividades educacionais do dia a dia das escolas, além dos professores, técnicos, merendeiras, porteiros, pais e responsáveis dos alunos.

Educação inclusiva

Após levantamento, a Seduc identificou 813 alunos especiais matriculados na rede. Na visão da Secretária Maria Loureto, a Seduc deve estar preparada para receber esse público e trabalhar a Educação Inclusiva de forma plena, a partir do envolvimento do núcleo gestor e professores das escolas. Ela reconhece que a rede municipal de ensino ainda possui algumas dificuldades, mas que elas não devem ser empecilho para a realização do trabalho. “É nessa hora que as escolas que fazem parte do Programa devem demonstrar o diferencial sobre as outras que ainda não participam”, finaliza a Secretária.

Fotos: Helio Filho