12 de maio de 2018
Inaugurado Centro de Referência Sobre Drogas em Juazeiro do Norte, o primeiro do interior do Estado

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio de parceria com o Governo do Estado do Ceará, recebeu o primeiro Centro de Referência sobre Drogas (CRD) do interior do Estado. O CRD Cariri, que atenderá à população de 19 municípios da região, foi inaugurado nesta sexta-feira (11), em solenidade que contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, do Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra e do secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida.

Na ocasião, estiveram presentes outras autoridades, como secretários municipais e estaduais, vereadores, representantes de municípios vizinhos, que também serão beneficiados pelo Centro, e representantes de pastorais e Organizações Não Governamentais que trabalham no combate às drogas.

O CRD é um equipamento destinado a promover ações de prevenção, acolhimento, encaminhamento de usuários e seus familiares para a rede assistencial, além de capacitar colaboradores e fomentar pesquisas sobre a temática das drogas. O CRD Cariri irá proporcionar a ampliação do raio de ação da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas na região.

“O CRD tem um papel muito importante com as redes de saúde, com os sistemas de CAPS, além das casas de recuperação e também nessa promoção relacionada aos diagnósticos, ao conhecimento mais efetivo do problema”, explicou a vice-governadora, Izolda Cela, que agradeceu ainda a parceria fundamental da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, na instalação do Centro, com a contrapartida dos recursos humanos.

Prefeito destaca conscientização

Para o Prefeito Arnon Bezerra, este é um importante instrumento para a sociedade juazeirense e caririense, no que diz respeito, sobretudo, ao combate à violência. “Nós queremos derrotar a droga não com a repressão, mas pela conscientização, oferecendo oportunidades através da cultura, do esporte, da educação, do lazer, enfim, criando motivos para que a gente possa se relacionar plenamente e comemorar os ganhos aqui”, ressaltou o Prefeito.

O secretário Will Almeida agradeceu a parceria da Prefeitura, que acatou todas as solicitações da SPD, para agilizar a instalação e funcionamento do equipamento. O secretário enfatizou ainda que a prevenção será um dos principais pilares do trabalho desenvolvido pelo Centro, com a formação de grupos de apoio, por exemplo.

O CRD Cariri está localizado no Centro Multifuncional de Serviços do Cariri, Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro. O atendimento não necessita de agendamento e ocorrerá de segunda-feira á sexta-feira, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Fotos: Samuel Macedo